18
jan
2024
Embrapa Soja e Fundação Meridional participam do Safratec com soja altamente produtiva

A Embrapa Soja está participando do 34º Encontro de Soluções em Agronegócios (SAFRATEC 2024), realizado pela cooperativa Cocamar, na UDT de Floresta (PR), nos dias 17 a 18 de janeiro, apresentando sua coleção de cultivares de soja, com destaque para o lançamento da safra 2023/24, a BRS 1064IPRO. Esta cultivar apresenta elevado patamar de produtividade, com alta estabilidade e boa adaptação, além das características da tecnologia Intacta RR2PRO®, o que associa o controle de plantas daninhas e a resistência a algumas lagartas.

Estarão em demonstração no Safratec:  BRS 1064IPRO, BRS 1061IPRO, BRS 388RR e BRS 2562XTD. “Para a Embrapa é importante estar presente neste evento, apresentando um portfólio diferenciado de cultivares de soja”, destaca o analista de transferência de tecnologias Rogério Borges. A expectativa da Cocamar é reunir 6 mil produtores dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A BRS 1064IPRO foi desenvolvida pela Embrapa Soja e Fundação Meridional, com indicação para o Paraná (Oeste e Norte), Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás, inclusive em localidades mais quentes, abaixo de 600 m. “A cultivar apresenta ampla janela de semeadura mostrando bom desempenho também na abertura de plantio, o que é um atrativo para produtores interessados no cultivo do milho safrinha”, ressalta Ralf Udo Dengler, Gerente Executivo da Fundação Meridional, parceira da Embrapa no desenvolvimento da cultivar.

Essa cultivar possui ainda resistência ao acamamento e às principais doenças da soja, principalmente resistência à podridão radicular de fitóftora. “Outro destaque que torna a BRS 1064IPRO bastante promissora é sua resistência aos nematoides de galha (M. javanica) e de cisto (raça 3), problemas bastante recorrentes nas regiões para as quais ela está sendo indicada”, explica Borges.

Nilton Cezar Palma, supervisor de produção e Responsável Técnico de Sementes da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, destaca que a cultivar possui excelente desempenho e estabilidade produtiva, ciclo semiprecoce, sendo do grupo de maturação relativa (GM 6.4), principal grupo de maturação utilizado nas regiões de atuação da Cocamar, onde há predominância de áreas de baixa altitude e temperaturas mais elevadas.

Ele observa que a BRS 1064IPRO apresenta resistência às principais doenças da soja, principalmente resistência parcial à podridão radicular de fitóftora; ótima tolerância à Macrophomina; e também boa tolerância a nematoides de galhas. Além disso, ainda mostra excelente ramificação e vigor vegetativo em regiões de temperatura elevadas (abaixo de 600m).

Por outro lado, avalia Palma, também apresenta ótima performance em áreas de altitude, favorecendo os produtores de sementes e indicando ampla adaptação de plantio. “Aliado a tudo isso, a BRS 1064IPRO apresentou ganho produtivo expressivo, ficando igual ou superior às médias das cultivares concorrentes na MR2, indicando alta performance produtiva e excelente adaptação. Cremos que a cultivar será bem aceita pelos produtores, elevando o ‘share’ de mercado das cultivares de soja BRS, que é um desejo inequívoco de todos os colaboradores da Fundação Meridional, que apoiam a pesquisa da Embrapa”, afirma Nilton Palma.

Informações complementares sobre BRS 1064:

https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/11003/soja-brs-1064ipro

 

Serviço 

Embrapa na SafraTec 2024

Data: 17 e 18 de janeiro

Horário: 8h às 17h
Local: Unidade de Difusão Tecnológica Cocamar (UDT) – Floresta (PR)

Assessoria de Imprensa
soja.imprensa@embrapa.br (43) 3371-6061

 

 

Volte para a Listagem
whatsapp