De 12 a 16 de abril, a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF) participa da 10ª edição do Tecnoshow Comigo, em Rio Verde/GO. O evento é organizado pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) e tem crescido a cada ano, tanto em número de expositores como na comercialização de produtos. Para 2011, está confirmada a participação de cerca de 400 empresas e a expectativa é superar os R$ 210 milhões em negócios realizados no ano passado.
Nesta edição, a Embrapa Transferência de Tecnologia e seus parceiros apresentarão mais de 20 tecnologias, entre cultivares de milho, arroz, girassol, feijão, algodão, soja e forrageiras. A Unidade coordenará, dentro da Casa Embrapa – tradicionalmente montada na feira –, o Espaço Negócios, onde o público terá a oportunidade de conhecer os produtos e serviços da Empresa e obter informações sobre como adquiri-los.
Além disso, o Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia montou vários plots agrícolas ao lado da Casa Embrapa. Os plots são pequenos plantios demonstrativos onde os visitantes podem ver de perto a qualidade dos produtos desenvolvidos pela Empresa.
Um desses produtos é o milho BRS 1040, híbrido simples de ciclo semiprecoce, com porte médio/alto e grãos semidentados de cor alaranjada. A cultivar apresenta bons níveis de produtividade e estabilidade de produção, bom empalhamento, boa tolerância ao acamamento e ao quebramento e resistência à cercosporiose.
O público também poderá conhecer a BRS Sertaneja, cultivar de arroz indicada para terras altas caracterizada por plantas vigorosas, com porte médio, folhas largas e mediana resistência ao acamamento. É uma variedade precoce, de grãos longofinos e que possui ampla capacidade de adaptação, com bom comportamento nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima, Maranhão, Piauí e Tocantins.
Um dos plots apresentará o girassol BRS 321, que tem como principal característica o ciclo precoce, o que facilita sua utilização no sistema produtivo, tanto na rotação como na sucessão de culturas. Os grãos são usados principalmente para a extração de óleo destinado às indústrias de alimento e de biodiesel.
Entre as forrageiras, os visitantes poderão conhecer o capim BRS Piatã, indicado para solos de média fertilidade, e o feijão guandu BRS Mandarim, que apresenta alta produtividade de forragem e é indicado para a alimentação de bovinos. A variedade também pode ser usada pelos produtores de cana, na rotação de parte do canavial a cada cinco anos.
Parceiros – Um dos destaques este ano no Espaço Negócios será a presença de parceiros como a Fundação Goiás, com as cultivares de algodão BRS 293 e BRS 269 Buriti; a Fundação Meridional, com as variedades de soja BRS 262, BRS 283, BRS 284, BRS 245RR e BRS 334RR; o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), com as cultivares de soja BRS GO 7360, BRS GO 7560, BRS GO 7960, BRS 7460RR, BRS 7561RR, BRS 7760RR, BRS 7860RR e BRS 8160RR; além das Fundações Cerrados e Triangulo Mineiro.
Durante o evento, técnicos da Embrapa e parceiros da Empresa estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas dos produtores e fechar negócios, foco principal da maioria dos visitantes do Tecnoshow Comigo, marcado principalmente pela diversidade. Além de conhecer as novidades em máquinas e equipamentos agropecuários, o público pode visitar plots agrícolas, ver animais das mais variadas espécies e participar de palestras técnicas, econômicas e sobre educação ambiental.
Fonte: Grupo Cultivar de Publicações Ltda
Volte para a Listagem