fev
2011
Embrapa em parceria com a Fundação Meridional lançam cultivares de soja no Show Rural 2011

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, lançaram durante o Show Rural Coopavel 2011, duas novas cultivares de soja, sendo uma transgênica e outra convencional.

As novas cultivares foram lançadas oficialmente, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, instalada no Show Rural, em solenidade que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi; do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, do chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, do diretor-presidente da Fundação Meridional, Almir Montecelli e do Gerente do Escritório de Negócios de Londrina Embrapa SNT, Luiz Carlos Miranda.

As cultivares em lançamento são denominadas BRS 316RR e BRS 317 são indicadas para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Mato Grosso do Sul. A BRS 316RR, além de ser tolerante ao glifosato, apresenta crescimento determinado e tem o ciclo precoce.

A BRS 316RR possui ainda resistência a algumas das principais doenças da soja, tais como: o cancro da haste, à mancha "olho-de-rã", à podridão radicular de fitóftora, à podridão parda da haste e ao mosaico comum.

A outra cultivar em lançamento é a BRS 317, cultivar de soja convencional que tem como diferencial o alto potencial produtivo. Top de produtividade é sua principal característica.  A cultivar possui crescimento determinado e é de ciclo semiprecoce.

A BRS 317 é moderadamente resistente à podridão parda da haste e ao oídio, sendo resistente ao nematóide Meloidogyne incognita.

Além do Show Rural, essas cultivares poderão ser vistas em outros locais, tais como: Batayporã/MS, dia 18/02, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mangueirinha/PR, dia 24/02, na Coamo, em Campos Novos/SC, dos dias 01 a 03/03, na Copercampos.

Outras informações técnicas sobre as novas variedades BRS 316RR e BRS 317 podem ser obtidas com a equipe da Fundação Meridional pelo telefone (43) 3323-7171, pelo website: www.fundacaomeridional.com.br ou na Embrapa Soja pelo endereço eletrônico: www.cnpso.embrapa.br.