jan
Embrapa e Meridional promovem mais de 70 dias de campo na safra de soja

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa divulgam o calendário preliminar de dias de campo sobre a cultura da soja a serem realizados no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. “A grande preocupação da pesquisa tem sido a busca de soluções para reduzir os custos de produção, garantir estabilidade de produção e, principalmente, dinamizar o desenvolvimento de cultivares resistentes a doenças”, enfatiza o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Soja, Pedro Moreira.

Na safra atual, é grande também a preocupação com as perspectivas de excesso de chuvas na colheita da soja, nas regiões centro sul do Brasil. “Por isso, nossa orientação aos produtores é com relação a necessidade de prevenção com logística de recepção e secagem dos grãos, visando garantir a sua qualidade e integridade”, enfatiza o pesquisador Luiz Carlos Miranda, da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Londrina.

O foco principal das vitrines de tecnologias e unidades demonstrativas continua sendo o desempenho das cultivares e as diferentes épocas de plantio. Serão realizados mais de 70 dias de campo entre janeiro e abril de 2010. Ainda não foram definidas as datas de realização de dias de campo em alguns locais de Santa Catarina, Nordeste de São Paulo e Sul e Sudoeste do Paraná.

Os dias de campo são realizados pela Embrapa Soja, pela Embrapa Transferência de Tecnologia e pela Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. A expectativa de público supera 40 mil pessoas, entre produtores e profissionais da assistência técnica.

Confira a programação em
www.cnpso.embrapa.br/calendariosoja_v1.pdf

Mais informações na Embrapa Soja (43) 3371-6111, na Embrapa Transferência de Tecnologias (43) 3371-6264 ou na Fundação Meridional (43) 3323-7171.

Fonte: Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903)
Embrapa Soja
lebna@cnpso.embrapa.br