24
fev
2014
Embrapa e IRGA realizam Dia de Campo sobre sistemas integrados de produção
A Embrapa Pecuária Sul e o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) promovem na próxima terça-feira (25/02) o Dia de Campo Sistemas Integrados de Produção em Terras Baixas. O evento, que será realizado nos campos experimentais da Embrapa, em Bagé, vai apresentar alguns resultados dos trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos pelas duas instituições por meio de um convênio firmado há dois anos. O Dia de Campo é voltado principalmente para produtores rurais, técnicos da extensão, profissionais e estudantes e as inscrições devem ser feitas no local a partir das 8 horas. O evento conta também com a participação da Embrapa Clima Temperado.

As tecnologias e estudos serão apresentados em oito estações temáticas que envolvem trabalhos de integração lavoura-pecuária, manejo de pastagens, produção de sementes forrageiras, avaliação de cultivares de arroz, manejo de soja e milho e manejo do uso da água na cultura do arroz. Segundo o analista da Embrapa Pecuária Sul Marcelo Pilon, o convênio firmado entre a instituição e o IRGA tem como objetivo principal gerar tecnologias alternativas aos produtores que exploram áreas de várzea. “Neste segundo ano, já possuímos alguns dados técnicos e econômicos mais consistentes de alguns sistemas de produção para terras baixas, como é o caso da produção de sementes de trevo branco e manejo do azevém em pré-semeadura do arroz”, ressalta Pilon.

Em relação aos sistemas de integração lavoura-pecuária umas das estações vai abordar a sucessão do cultivo de azevém e arroz em uma mesma área. Já em relação à produção de forrageiras, duas estações vão enfocar o assunto: estratégias para manejo de capim-sudão BRS Estribo com lotação contínua e rotacionada; e manejo de trevo branco para produção de sementes. A Embrapra Clima Temperado vai apresentar duas estações: cultivar de arroz BRS Pampa – uso racional de insumos e manejo da irrigação em arroz para racionalização do uso da água.

Já o IRGA, em uma das estações do Dia de Campo, vai apresentar resultados de cultivares de arroz com potencial para a região da Campanha. Outra estação vai enfocar o cultivo de milho como uma das alternativas para a rotação de culturas em áreas de terras baixas da região. O cultivo de soja, por meio da utilização do microcamalhão também será abordado no evento. Segundo Raquel Taschetto, coordenadora do IRGA em Bagé, o convênio com a Embrapa foi firmado visando beneficiar os produtores da região com ações de pesquisa, testando variedades mais adaptadas para a região, novas tecnologias e formas de aumentar a rentabilidade tanto de produtores de arroz como de pecuaristas.


Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Volte para a Listagem
whatsapp