Durante o Tecnoshow Comigo 2025, a ser realizado entre 07 a 11 de abril de 2025, pela Cooperativa Comigo, a Embrapa e a Fundação Meridional irão lançar duas cultivares de soja (BRS 1075IPRO e BRS 774RR) e a Embrapa também irá lançar uma de arroz (BRS A503), além de apresentar soluções tecnológicas para as culturas da soja, feijão guandu, trigo, e arroz, além novidades em bioinsumos e para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. No Tecnoshow Comigo, as tecnologias da Embrapa poderão ser conhecidas na Vitrine de Tecnologias e no estande institucional. Além disso, os pesquisadores da Embrapa irão ministrar palestra sobre as seguintes temáticas: manejo de Doenças da Soja, gestão de riscos climáticos na agricultura e apresentação da cultivar de arroz BRS A503.
LANÇAMENTOS
Soja BRS 1075IPRO - cultivar desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação Meridional é uma opção de cultivar de soja que permite o plantio antecipado, possibilitando a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas. Esta cultivar é transgênica do tipo “Intacta RR2PRO” com tolerância ao herbicida glifosato e confere resistência a algumas lagartas que atacam a cultura da soja como a Anticarsia gemmatalis e a Chrysodeixis includens e demonstrou resistência às principais doenças da soja como cancro da haste, pústula bacteriana e mancha olho-de-rã.
Soja BRS 774RR - cultivar desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com Fundação Meridional é uma opção de cultivar de soja para quem deseja um plantio antecipado e rentável, possibilitando a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas, sendo indicada para a região Centro-Oeste, em Goiás e Mato Grosso do Sul. Além disso, demonstrou resistência às principais doenças da soja e ao nematóide M. javanica. Outro diferencial é a possibilidade de ser utilizada como refúgio de variedades Intacta, Xtend e I2X, com GMRs. A BRS 774RR obteve ganho médio de 4,2% em produtividade em comparação aos demais materiais da região, e com ampla participação na área cultivada com soja.
Arroz BRS A503 - desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão é uma cultivar não suscetível à mancha parda, que compromete a produtividade da cultura. É um material com atributos e indicações similares à BRS A502, lançada em 2020, que causou uma revolução no mercado de arroz nas Regiões de Cerrado, com recorde de produtividade e excelentes características comerciais e agronômicas.
Destaque da Embrapa
Além dos três lançamentos, a Embrapa estará apresentando tecnologias para feijão guandu (BRS Mandarim e BRS Guatã), trigo para o ambiente tropical (BRS 404 e BRS Savana), soja (BRS 7881IPRO), cultivares de arroz, demonstração de braquiária com e sem inoculante, bioinsumos e manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.
Outro destaque da Vitrine da Embrapa será a apresentação de uma viagem no tempo da cultura da soja, a partir da demonstração de 16 tipos de soja, desde a soja selvagem cultivada há quatro mil anos na China até as cultivares modernas. A proposta é mostrar a evolução deste grão, que acaba de completar 100 anos de introdução no Brasil e também celebrar os 50 anos da Embrapa Soja, em 2025.
No Tecnoshow 2025, irão participar cinco unidades da Embrapa: EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO, EMBRAPA CERRADOS, EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE, EMBRAPA SOJA E EMBRAPA TRIGO.
Confira a agenda de palestras da Embrapa no TecnoShow Comigo
Auditório 1
09/04 (quarta-feira), das 10h30 - 12h
Manejo de Doenças da Soja - Maurício Meyer (Embrapa Soja)
Auditório 2
08/04 (terça-feira), das 13h30 - 14h30
Gestão de Riscos Climáticos na Agricultura - Eduardo Monteiro (Embrapa Agricultura Digital)
09/04 (quarta-feira), das 9h - 10h
Apresentação da Cultivar de Arroz e Terras Altas BRS A503 (Embrapa Arroz e Feijão)
Lebna Landgraf (MTB 2903 - PR)
Embrapa Soja
Contatos para a imprensa
soja.imprensa@embrapa.br
Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)