01
ago
2013
Economista da Unijuí explica que redução no preço da soja já era esperada
A atual queda no preço da soja já era esperada, segundo o professor de Economia da Unijuí e analista de mercado internacional, Argemiro Luis Brum. Ele enfatizou que há cerca de três meses tinha diferença muito grande entre a cotação atual e o preço futuro da oleaginosa, isso com referência à cotação a ser registrada em novembro, quando ocorre comercialização da safra dos Estados Unidos.

Argemiro Luis Brum comenta que a projeção é de uma boa safra de soja nos Estados Unidos e se não ocorrer nenhum problema climático os americanos poderão ter até uma super safra. Atualmente, 64% das lavouras de soja nos Estados Unidos estão excelentes em termos de desenvolvimento, visto que neste período ocorre a safra americana da oleaginosa. O economista ainda ressaltou que a projeção é de ter soja a 12 dólares ou 12 dólares e 50 centavos por bushel em novembro, mesmo assim bem acima da média histórica que é de seis dólares e 60 centavos por bushel.

Aliado às questões mencionadas, a baixa no preço da soja também é causada pelo que o analista internacional denominou de “cansaço da especulação”, ou seja, redução das investidas dos especuladores no mercado da oleaginosa, em razão do receio de apostar em altas consecutivas.

Para 2014, Argemiro Luis Brum aposta na cotação da soja a 10 dólares e 70 centavos o bushel, porém reitera que tudo depende da safra americana e do plantio no Brasil, Argentina e Paraguai. No momento a soja é comercializada na região de Ijuí com média de R$ 57 a saca. Há cerca de uma semana estava em R$ 62,50.


Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Volte para a Listagem
whatsapp