De acordo com o último boletim de monitoramento semanal publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as condições climáticas previstas para as diferentes regiões do Brasil mostram uma variedade de cenários. O tempo predominantemente seco no Brasil deve favorecer as operações em campo, mas pode trazer algumas limitações no potencial produtivo de algumas lavouras da Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Norte-Nordeste
Chuvas são esperadas na ponta norte do Amazonas, Roraima e ao longo da costa, especialmente no litoral da Bahia, com precipitação que pode superar 50 mm em alguns lugares, melhorando as condições de umidade do solo. Em Rondônia, Acre, Pará e Matopiba, o clima quente e seco deve facilitar a maturação e a colheita das primeiras e segundas safras. Contudo, a redução da umidade do solo pode limitar o crescimento das lavouras de segunda e terceira safras em fase reprodutiva.
Centro-Oeste
O tempo se mantém estável, sem chuvas e com baixa umidade relativa do ar em quase toda a região, devido à permanência de uma massa de ar seco. Em geral, essa condição climática é benéfica, pois auxilia na maturação e colheita de culturas como algodão, milho de segunda safra, feijão de terceira safra, sorgo e trigo, mas pode prejudicar as plantações em fases reprodutivas.
Sudeste
Uma massa de ar seco manterá o tempo estável e sem chuva em quase toda a região, exceto em partes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo e de Minas Gerais, onde as precipitações deverão ser inferiores a 30 mm. Pode haver baixa umidade relativa do ar, especialmente no oeste de Minas Gerais. Este cenário favorecerá a maturação e a colheita de culturas de primeira, segunda e terceira safras, bem como do café. A umidade do solo será adequada para a floração e o enchimento de grãos de trigo.
Sul
Menores volumes de chuva são previstos para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com totais abaixo de 40 mm e em áreas do leste. No Rio Grande do Sul e em partes do norte do Paraná, a semana será seca e sem chuva. A redução das chuvas é favorável para a semeadura e o crescimento das plantações de inverno, bem como para a finalização da colheita do feijão de segunda safra no Paraná. Existe a previsão de geadas extensas no Rio Grande do Sul, nos dias 18 e 19, mas sem previsão de danos significativos para as plantações de trigo.
Fonte: AGROLINK.
Volte para a Listagem