fev
Dia de Campo da Embrapa mostra novidades da pesquisa para a cultura da soja

Mapa realiza o seu tradicional Dia de Campo de Soja, nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, na Vitrine de Tecnologias, localizada na sede da Embrapa Soja, em Londrina, PR. Um dos destaques do Dia de Campo será a apresentação da cultivar de soja BRS 360RR.

Lançamento da Embrapa para safra 2012/13 para produtores de soja transgênica, a cultivar é recomendada para semeadura no cedo, precoce, com alta produtividade e excelente sanidade. Em termos de produtividade, comparada com padrões de mercado, a BRS 360RR obteve resultados excelentes em rede de ensaio em várias regiões. A cultivar foi desenvolvida no convênio com a Fundação Meridional e, na região de Campo Mourão, o material alcançou a marca de 4.376 kg por hectares. A cultivar já está disponível para o produtor que estiver definindo o que irá plantar na safra 2013/2014.

O Dia de Campo também terá estações técnicas que irão apresentar vários temas relevantes para o dia a dia de produtores e técnicos ligados à cultura da soja. Um das estações trará uma discussão sobre o manejo de plantas daninhas resistentes ao glifosato, como o capim amargoso e a buva, problema que tem comprometido a safra em muitas propriedades.

Outro ponto forte será a apresentação de resultados de pesquisa sobre a importância da reinoculação anual da soja com as bactérias fixadoras de Nitrogênio. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, a fixação biológica do nitrogênio, processo que ocorre com a inoculação de bactérias denominadas rizóbios, garante incrementos médios de 8% na produção anual de grãos e dispensa o uso de adubação nitrogenada mineral. O fornecimento de nitrogênio através da fixação biológica é uma conquista estratégica e um diferencial para a sustentabilidade econômica e ambiental da cultura da soja brasileira, por ser uma fonte barata e não poluente.

O Dia de Campo também contará com estações que abordarão a adubação equilibrada na cultura da soja, manejo de nematoides, arranjo espacial de plantas na cultura da soja. Além de cultivares de soja transgênica, o Dia de Campo de Soja também apresentará cultivares de soja convencional da Embrapa. Sucesso absoluto entre produtores, a BRS 284 é o destaque da Embrapa para quem que está procurando um material altamente produtivo e com possibilidade de recebimento de bônus junto aos compradores de soja convencional. Os participantes também poderão conhecer as cultivares de feijão, desenvolvidas e adaptadas pela Embrapa Arroz e Feijão para o estado do Paraná, o maior produtor nacional da leguminosa.

O Dia de Campo de Soja é uma promoção conjunta da Embrapa Soja, Embrapa Produtos e Mercado e Fundação Meridional e será realizado das 8h30 às 12h30min, na Vitrine Tecnologias da Embrapa, localizada no Distrito de Warta, em Londrina-PR. Mais informações pelo telefone (43) 3371-6068.

Confira a programação completa do Dia de Campo de Soja da Embrapa

- Cultivares de soja convencional

- Cultivares de soja transgênica

- Plantas daninhas resistentes ao glifosato