05
ago
2013
Defensivo contra Helicoverpa armigera pode ser liberado na próxima semana

De acordo com o diretor do departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Cósan Coutinho, a autorização para o uso emergencial do Benzoato de Emamectina contra a lagarta Helicoverpa armigera aguarda apenas a assinatura da presidente Dilma Roussef. A expectativa geral entre os produtores é de que o decreto seja assinado na próxima semana.

“O Mapa é parceiro do produtor e não está se omitindo nesta questão. Não vemos a Helicoverpa como um problema da Bahia, mas de todo o país”, disse Coutinho no Seminário Brasileiro sobre Helicoverpa, realizado essa semana no município de Luís Eduardo Magalhães (BA).

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Alcina Andrade, salientou que essa decisão de liberação deve partir da esfera federal. “A presença da lagarta já foi comprovada em pelo menos dez estados do Brasil. Diante disso, trata-se de uma decisão que deve sair do âmbito estadual para integrar-se às ações federais, inclusive com a reestruturação de instruções normativas, com encaminhamento de nova avaliação pela Anvisa para um registro emergencial do produto e dar aos estados o suporte normativo necessário para conduzir a situação”, destacou.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Volte para a Listagem
whatsapp