A Embrapa irá apresentar sua coleção de cultivares de soja durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que ocorre de 22 a 27 de maio, em Ji-Paraná (RO), numa promoção da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Na Vitrine de Tecnologias da Embrapa estarão em demonstração as cultivares convencionais de soja: BRSMG 534, desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação Triângulo e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), e as cultivares BRS 8381 e BRS 8581, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados em parceria com a Fundação Cerrados.
Também serão apresentadas as cultivares transgênicas: BRS 1074IPRO, desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação Meridional, e as cultivares BRS 5980IPRO e BRS 8383IPRO, desenvolvidas no âmbito da parceria entre a Embrapa Cerrados e a Fundação Cerrados.
BRSMG 534
A BRSMG 534 é uma cultivar de soja convencional com alta produtividade, estabilidade de produção e que ainda agrega a tecnologia Shield, linha de cultivares de soja que apresentam genes de resistência à ferrugem-asiática. “A tecnologia Shield colabora no manejo integrado e, mesmo não dispensando o uso de fungicidas, proporciona maior eficiência e segurança ao manejo químico da doença”, explica o pesquisador Rodrigo Brogin, da Embrapa Soja. De acordo com o pesquisador, a cultivar se destaca ainda por apresentar resistência às principais doenças da soja (pústula bacteriana, mancha olho de rã, cancro da haste), moderadamente resistência ao oídio e aos dois principais nematoides de galha. A cultivar é do grupo de maturidade 7.2, o que é uma característica relevante, pois permite a realização de uma segunda safra, tanto de milho quanto de algodão ou sorgo. A BRS MG 534 é indicada para diferentes regiões de Goiás (RECs 301, 302, 303, 304 e 401), Distrito Federal (REC 304), Minas Gerais (RECs 302, 303, 304 e 401), São Paulo (REC 302) e Mato Grosso (REC 402) e sua extensão de indicação está sendo realizada para o estado de Rondônia também.
BRS 1074IPRO
A BRS 1074IPRO, desenvolvida pela Embrapa Soja com apoio da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa, tem boa estabilidade de produção e é altamente produtiva. Por ser uma cultivar com a tecnologia Intacta RR2 PROTM, apresenta tolerância ao herbicida glifosato e resistência às principais lagartas da soja. A cultivar é do tipo de crescimento indeterminado e possui resistência à deiscência de vagens e ao acamamento. Além disso, apresenta ciclo que varia de 94 a 123 dias, com ciclo médio total de 111 dias (grupo de maturidade 7.4), o que permite o plantio antecipado possibilitando a sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. A BRS 1074IPRO possui ótima sanidade nas folhas e raízes, sendo resistente às principais doenças da soja, com destaques para a moderada resistência ao nematoide Meloidogyne javanica e resistência de campo à Podridão Radicular de Fitóftora. Apresenta bom desempenho nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás (região edafoclimática 301 - REC 301), assim como a REC 302 (Sul de GO, Norte de SP e Vale do Rio Grande em MG). A cultivar também já foi testada em Rondônia nas últimas safras, com mérito para ser indicada muito em breve para cultivo no estado.
Fonte: Embrapa.
Volte para a Listagem