jan
Cultivares de soja da Embrapa: sinônimos de qualidade e estabilidade
Sílvia Zoche Borges

Durante o 17º Showtec, em Maracaju, MS, foram apresentadas diversas tecnologias que beneficiam os agricultores e pecuaristas de Mato Grosso do Sul, no estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Entre elas estão as cultivares de soja da Embrapa: BRS 239 e Embrapa 48 e também as variedades desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional: BRS 282, BRS 284, BRS 317, BRS 295RR, BRS 316RR, BRS 359RR e BRS 360RR.

Entre os materiais convencionais, as cultivares de soja BRS 283 e BRS 284 são indicadas para início de outubro. Para fechar a semeadura, são indicadas as BRS 239, BRS 282, BRS 317 e Embrapa 48, no fim de outubro e novembro.

Entre as variedades não convencionais ou transgênicas, os destaques é a BRS 360RR. Essas são as primeiras cultivares de ciclo indeterminado da Embrapa para Mato Grosso do Sul. O diferencial desses materiais, segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Lasaro Pereira de Melo, é a precocidade e a sanidade foliar e de raiz. “Essas cultivares permitem a semeadura no início de outubro se as condições climáticas estiverem adequadas para o plantio”, explica.

A BRS 360RR está em processo de multiplicação, realizada pelos instituidores da Fundação Meridional, com oferta de sementes para os produtores para a safra 2013/2014. A apresentação da cultivar acontece no estande da Embrapa para produtores, técnicos, instituições e imprensa, no segundo dia do Showtec. O lançamento oficial da cultivar será em Cascavel, PR, durante o Show Rural Coopavel, de 4 a 8 de fevereiro.

O instituidor da Fundação Meridional, Irineu Cassol, de Laguna Carapã, MS, é um dos produtores de sementes da BRS 360RR e diz que a cultivar veio atender as expectativas dos agricultores. “O produtor pediu e a Embrapa e a Fundação Meridional desenvolveram. Essa é a variedade que o produtor esperava”, diz Cassol, que é parceiro da Embrapa, multiplicando sementes de soja, trigo e aveia há cerca de 20 anos. Um dos destaques dessa variedade é sua resistência ao nematoide Rotylenchulus reniformis, aliada à sua precocidade.

Conheça algumas características das cultivares apresentadas durante o Showtec, em Maracaju, no estande da Embrapa.

Soja convencional

BRS 239 – semi-precoce de crescimento determinado alto potencial produtivo mesmo em áreas com os nematoides de galha Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica.

Embrapa 48 – é o material mais antigo desenvolvido pela Embrapa demonstrado no Showtec, ainda em cultivo. É um dos parentais da BRS 282. Possui boa estabilidade de produção. É um material de crescimento determinado, para ser semeado em novembro.

BRS 282 – tipo de crescimento determinado, excelente potencial produtivo também em áreas com a presença de nematoides de galha Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica.

BRS 284 – precoce de crescimento indeterminado, alto potencial produtivo também em áreas com a presença do nematoide de galha Meloidogyne javanica com características para ser cultivos a partir de 10 de outubro.

BRS 317 – tipo de crescimento determinado, alto potencial produtivo principalmente nas regiões abaixo de 700 metros e também em áreas com a presença do nematoide de galha Meloidogyne incognita.

Soja transgênica

BRS 295RR – precoce de crescimento determinado com ótima produtividade também em áreas com a presença de nematoide de cisto, raças 1 e 3.

BRS 316RR – tipo de crescimento determinado, indicada especialmente para áreas com a presença de nematoides de galhas Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica.

BRS 359RR – é resistente ao nematoide Meloidogyne reniformis, precoce de crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, também em áreas com altitudes acima de 600 metros. Semeadura antecipada, aliada à precocidade, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. As sementes estarão sendo ofertadas a partir da safra 2013/2014.

BRS 360RR – apresenta boa sanidade e resistência ao nematoide Rotylenchulus reniformis. Possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes menores que 600 metros. Semeadura antecipada, aliada à precocidade, favorece a melhor época da segunda safra do milho safrinha.

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste