mai
Cresce certificação de trigo

Programa de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes certificou 43 mil toneladas do grão

O volume de semente de trigo e outros cereais de inverno, certificadas pela Fundação Pró-Sementes na safra 2009, cresceu significativamente em relação a safra anterior, segundo o engenheiro agrônomo Airton Lange, responsável pela Unidade Estratégica de Certificação da instituição. Foram certificadas cerca de 43 mil toneladas de trigo, o que representa aumento de 13% em relação a safra anterior. A semente de trigo corresponde a 97% do total de cereais de inverno certificados.

Lange acredita que este aumento esteja relacionado ao bom desempenho de algumas cultivares de trigo colocadas à disposição dos agricultores pelas instituições de melhoramento localizadas na região Sul do país. Além disso, ele destaca que o agricultores estão ficando cada vez mais exigentes no que se refere a qualidade das sementes. “Esse insumo é um dos mais baratos, porém um dos mais importantes”, afirmou. O engenheiro agrônomo destaca ainda que os agricultores têm consciência de que uma lavoura bem implantada dá maior segurança na produção prevista.

Todas estas cultivares foram disponibilizadas no mercado através do sistema de certificação, obedecendo as categorias denominadas Básica, Certificada de primeira geração (C1) e Certificada de segunda geração (C2). Airton acredita que o volume se mantenha no mesmo nível nas próximas safras ou ainda possam aumentar. “Além das cultivares bastante demandadas atualmente pelos triticultores, novas foram lançadas em 2010 e o processo de multiplicação já está sendo iniciado nesta safra de inverno”, complementa. As informações são de assessoria de imprensa.