15
abr
2011
Controle de pragas na armazenagem de soja é destaque no Tecnoshow

 

 
Besouros e traças são responsáveis pela deterioração de lotes de grãos e de sementes armazenados no Brasil. Para debater o assunto, o pesquisador Irineu Lorini, da Embrapa Soja, ministra a palestra Pragas de soja armazenadas e medidas de controle, hoje, dia 15, às 14h, no auditório 2, do Tecnoshow Comigo, que está sendo realizado em Rio Verde (GO), de 12 a 16 a de abril.

O pesquisador Lorini diz que já foram identificadas oito espécies de besouros e de traças em unidades que armazenam soja no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. A pesquisa, conduzida pela Embrapa, de 2008 a 2010, mostrou que o besouro da espécie Lasioderma Serricorne é o que apresenta maior potencial de dano. “Este besouro fura o grão ou semente para se alimentar, o que traz prejuízos econômicos por causa da redução no peso e também abre uma porta para a entrada de fungos e toxinas. Portanto, interfere também na qualidade do produto”, explica Lorini.

O levantamento aponta ainda um aumento significativo na quantidade de pragas em unidades armazenadoras de soja. “Este fato deve-se principalmente ao maior tempo de armazenagem do produto. Até a pouco tempo, os grãos de soja entravam no armazém para o beneficiamento e já eram destinados para exportação ou para o consumo interno. O que observamos é que o tempo de armazenagem da soja tem aumentado”, diz Lorini.
Atualmente só existe um ingrediente ativo registrado no Brasil para o controle de pragas. O produto à base de gás fosfina faz o expurgo (eliminação) dos insetos. No entanto, o maior desafio na armazenagem é reduzir o número de pragas ou mesmo prevenir seu aparecimento. “Recomendamos a higienização de todas as estruturas de armazenagem e também das máquinas e dos equipamentos”, salienta.

Também serão ministradas, amanhã, dia 15 de abril, no auditório na Casa da Embrapa, no Tecnoshow, as seguintes palestras:

-Doenças da soja: manejo do mofo branco e ferrugem da soja, com o pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja;

-Manejo da resistência de plantas daninhas em soja - com o pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja;

-Nematóides em soja: identificação e manejo - com o pesquisador Waldir Dias, da Embrapa Soja;

-Manejo da cultura do girassol - com o pesquisador César de Casto, da Embrapa Soja.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.


 

Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem
whatsapp