As condições das lavouras de trigo têm mostrado sinais promissores em diversos estados brasileiros, segundo o mais recente boletim semanal da Conab. No Rio Grande do Sul, um dos grandes polos de produção do cereal, as lavouras têm revelado um desenvolvimento vegetativo satisfatório. Beneficiadas pelo tempo firme, essas lavouras receberam os cuidados necessários para garantir uma boa safra. Contudo, especialistas apontam para a falta de horas de frio como um potencial desafio para a indução do perfilhamento. O destaque fica para as plantações mais precoces que já iniciaram o seu período de florescimento.
Enquanto isso, no Paraná, as condições climáticas foram aliadas dos produtores, com lavouras majoritariamente em fases reprodutivas. Já no estado de São Paulo, as plantações transitam entre a floração e o enchimento de grãos. Um alerta é direcionado às lavouras precoces que enfrentaram um déficit hídrico, um fator que pode impactar os resultados finais.
O cenário em Santa Catarina revela que o processo de semeadura segue em andamento, prestes a ser finalizado, com condições meteorológicas favoráveis. No entanto, produtores devem ficar atentos a registros pontuais de pulgões e doenças foliares, estimuladas por temperaturas mais altas.
Em Mato Grosso do Sul, as chuvas têm garantido um cenário otimista, assegurando boas condições para o desenvolvimento das lavouras de trigo. Ainda no centro-oeste, em Goiás, a colheita do trigo sequeiro chegou ao fim, com as lavouras irrigadas mostrando-se majoritariamente em floração e com boas condições fitossanitárias.
Na Bahia, os produtores têm todos os motivos para comemorar: as lavouras transitam entre a floração e o enchimento de grãos, trazendo expectativas de uma colheita com qualidade muito boa.
Por fim, em Minas Gerais, o avanço da colheita é evidente, especialmente nas áreas de trigo sequeiro. Os primeiros indícios apontam para um trigo de boa qualidade e as expectativas de produtividade são igualmente promissoras.
Considerando o atual estágio de desenvolvimento das lavouras, projeta-se que, nas próximas semanas, as áreas que foram semeadas no início da janela de plantio no Paraná deverão progredir na colheita. No entanto, até o dia 05 de Agosto, a colheita tem avançado de maneira mais significativa apenas em Minas Gerais (22%), ritmo este que supera o registrado no mesmo período da safra de 2022.
Fonte: Agrolink.
Volte para a Listagem