Segunda-feira, 6
Sul
Por causa da formação de uma área de baixa pressão na altura do Paraguai e a aproximação de uma nova frente fria, nuvens carregadas irão se espalhar pela região Sul. Estão previstos temporais sobretudo no centro-oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul, onde serão acompanhados por ventania, raios e eventual queda de granizo.
Sudeste
Com a formação de uma área de baixa pressão no interior da América do Sul, nuvens de chuva irão se espalhar e alcançar o oeste paulista, na região de Presidente Prudente. Por ali, antes da chuva, o sol aparece e faz a temperatura subir; o calor da tarde também deve ajudar na formação de nuvens carregadas.
Chove nos quatro estados do Sudeste, mas de forma pontual e passageira. Mais uma vez o dia vai começar com nevoeiros no leste paulista, no Rio de Janeiro e no sul de Minas. Temperaturas se elevam em comparação ao fim de semana.
Centro-Oeste
O dia será marcada por chuva mais pesada em Mato Grosso do Sul, sobretudo na metade sul do estado, onde as pancadas virão acompanhadas por raios e rajadas de vento de 50 a 60 km/h. E também há risco para queda de granizo.
Em Goiás e Mato Grosso, o sol aparece e, mesmo que entre algumas nuvens, faz a temperatura subir. A chuva virá na forma de pancadas mais rápidas preferencialmente a partir da tarde nos dois estados.
Nordeste
A semana começa ainda com instabilidades atuando na região. O sol aparece na maior parte do dia, mas as nuvens carregadas se formam e podem provocar pancadas de chuva em todos os estados.
Atenção ainda para a faixa norte da região. Por causa da Zona de Convergência Intertropical, a possibilidade de chuva forte é maior e os volumes podem ser elevados, principalmente no Ceará, no Piauí e no Maranhão. Já no interior de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e no extremo norte da Bahia, a possibilidade de chuva é menor.
Ainda assim, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica, a chuva ganha força nos municípios baianos de Salvador, Feira de Santana e Ilhéus, onde o risco para chuva forte com acumulados mais expressivos é alto.
Norte
A semana começa com instabilidades atuando em todas as áreas do Norte. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer momento por causa dos ventos no alto da atmosfera. Os maiores acumulados são esperados para o estado do Acre e interior do Amazonas, além do leste do Pará e do norte do Tocantins. O calor e a sensação de tempo abafado seguem ao longo da semana.
Terça-feira, 7
Sul
O dia será marcado por queda significativa na temperaturas de toda a região. Ainda há chance de chuva de fraca intensidade a moderada pela manhã no norte e na faixa leste do Paraná, incluindo a capital.
Já nas demais áreas do Sul, o avanço de uma massa de ar mais frio e seco garante um dia com baixas temperaturas, céu claro e sem previsão de chuva. Intensas rajadas de vento serão observadas entre no litoral catarinense e gaúcho.
Sudeste
A chuva volta a se espalhar pela região, por causa de áreas de
instabilidade vindas do interior do Brasil e o avanço de uma nova frente fria pela costa. O risco para fortes temporais é bastante elevado em todo o estado de São Paulo, acompanhados por rajadas moderadas de vento e trovoadas.
Chuva mais significativa também ocorre em pontos isolados do sul de Minas Gerais e na serra fluminense. Já nas demais áreas, o sol predomina, com chuva fraca no fim do dia. A temperaturas novamente sofre queda em São Paulo.
Centro-Oeste
O dia ainda amanhece com chuva sobre Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia, as instabilidades vão perdendo força, mas não se descarta a chance para pancadas mais isoladas sobre o estado. A sensação de friozinho aumenta, especialmente pela manhã.
Temporais são esperados no oeste de Goiás, devido à combinação entre calor, umidade e instabilidades em níveis mais altos da atmosfera. Em Mato Grosso, a chuva vem de forma mais fraca e passageira, exceto no noroeste do estado, onde não se descarta o risco para chuva com volume mais expressivo.
Nordeste
A chuva mais intensa se concentra no Maranhão e também no litoral do Piauí e Ceará (especialmente na capital). Por outro lado, o tempo começa a abrir no interior cearense, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte da Bahia. As demais áreas terão sol, calor e chuva passageira entre o fim da tarde e a noite.
Norte
Ainda há risco para chuva forte no norte do Pará, Amapá, Amazonas, Acre e Rondônia. Acumulados expressivos e trovoadas são esperados
para essas regiões.
Nos demais estados, sol e calor predominam, com chance de chuva mais passageira no fim do dia.
Fonte: Canal Rural
Volte para a Listagem