No último boletim elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresenta, de maneira geral, boas condições hídricas para as principais lavouras do país. Essas condições hídricas são animadoras, principalmente, para as lavouras que estão em seus estádios iniciais como o milho 2022/23, feijão 2022/23 e o trigo.
Contudo, as regiões produtoras do leste do nordeste vêm enfrentando restrições em relação às chuvas. Apesar de algumas instabilidade conseguirem chegar no litoral, elas não têm força o suficiente para adentrar o interior. Deste modo as lavouras de milho da terceira safra, que foram implantadas mais tardiamente e se encontram nos estádios de enchimento de grãos, vem sentindo a falta de água.
Agora, num cenário muito promissor, as lavouras de trigo, milho primeira safra e feijão na região sul, vão experimentar boas condições hídricas ao longo desta próxima semana. O avanço mais recorrente das frentes frias vem contribuindo para isso.
Porém, apesar das condições do tempo contribuírem para o aumento da umidade no solo sobre o sudeste, algumas lavouras de algodão de Minas Gerais podem receber chuvas. Caso a colheita não seja realizada antes das águas, a qualidade das fibras pode ser comprometida, visto que restam pelo menos 6% das lavouras em campo.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem