12
jul
2023
Condições favoráveis para o trigo

Um panorama otimista está sendo desenhado para a produção de trigo no Brasil. De acordo com o monitoramento de safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a maioria dos estados apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras.

No Rio Grande do Sul, o clima seco e a boa umidade do solo propiciaram condições ideais para a semeadura em praticamente todo o estado, com destaque para o Leste do Planalto Médio e o Planalto Superior. Até agora, a formação do estande de plantas tem sido satisfatória, assim como a condição geral das lavouras.

No Paraná, a semeadura está chegando ao fim, com a maioria das lavouras já em desenvolvimento vegetativo. Algumas delas já se encontram na fase de enchimento de grãos, o que indica um bom desenvolvimento da cultura até o momento.

Em Santa Catarina, as condições climáticas têm favorecido o plantio. As lavouras apresentam uma boa germinação e um bom desenvolvimento vegetativo, criando expectativas positivas para a safra deste ano.

No estado de São Paulo, as lavouras estão principalmente na fase de enchimento de grãos. As chuvas recentes têm ajudado na recuperação de algumas áreas que foram afetadas por períodos de seca.

Em Minas Gerais, as primeiras lavouras semeadas já estão dando início à colheita. No entanto, a maioria delas ainda se encontra nas fases de enchimento de grãos e maturação. As condições das lavouras são consideradas boas.

No Mato Grosso do Sul, as condições climáticas estão favoráveis para as lavouras, além de proporcionar boas condições para as pulverizações de fungicidas protetores e inseticidas, visando a eliminação da baixa população de lagartas e pulgões.

Em Goiás, a colheita do trigo sequeiro já está em andamento. As lavouras de trigo irrigado, por outro lado, estão na fase de enchimento de grãos e avançam para a fase de maturação. Por fim, na Bahia, as lavouras seguem em fase de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos, apresentando boas condições.

Em todo o Brasil, a safra de trigo avança promissoramente, à medida que o progresso da semeadura se intensifica e a colheita se inicia em algumas regiões.

Considerando todos os sete estados acompanhados pela Conab, a semeadura alcançou 91,5% no dia 8 de julho, um avanço considerável em relação à semana anterior, quando estava em 79,6%. Em comparação à safra passada, quando a taxa era de 88,1%, vemos um avanço significativo.

No Rio Grande do Sul, a semeadura evoluiu de 66% na semana anterior para 88% no dia 8 de julho. Essa taxa é superior aos 80% observados no mesmo período da safra passada, indicando um progresso significativo e condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras.

No Paraná, a semeadura também avançou. Já atingiu 96%, igualando a marca da safra anterior, mostrando a eficiência e o bom andamento dos trabalhos dos produtores.

Em Santa Catarina, a semeadura progrediu para 54%, uma subida notável comparada à taxa de 45% registrada na semana anterior. Mesmo sendo inferior à taxa de 71% da safra passada, as boas condições climáticas no estado indicam um futuro promissor.

No que se refere à colheita, Goiás destaca-se com um progresso de 31%. O estado de Minas Gerais também iniciou a colheita, representando 0,9% do total nacional.

As condições atuais, o progresso da semeadura e o início da colheita apontam para um cenário favorável para a safra de trigo no Brasil. Contudo, os produtores continuam atentos ao clima, uma vez que com a influência do El Niño as chuvas podem se tornar mais recorrentes e trazer impactos negativos em relação à pressão de pragas e dificuldade nos tratos culturais.

Fonte: AGROLINK.

Volte para a Listagem
whatsapp