07
jan
2014
Condições climáticas e tendências para os próximos meses

Tendências Climáticas

As precipitações ocorridas durante mês de dezembro, ficaram abaixo da média em todo o centro-sul do Brasil e, continuaram seguindo o mesmo padrão dos últimos meses, muito irregulares. No Paraná, os menores acumulados de precipitação ocorreram no centro e norte do Estado. No Centro-oeste, os totais de precipitação ficaram entre a média e ligeiramente acima do normal, com exceção do M.Grosso do Sul, onde as chuvas também ficaram abaixo do normal. No Sudeste, o Estado de S.Paulo registrou chuvas abaixo do normal, nos demais Estados as chuvas ficaram acima da média. Devido as baixas precipitações ocorridas no centro-sul do Brasil, observamos uma deficiência hídrica no solo, a partir de meados de dezembro em diante.

As temperaturas ficaram acima da média na maior parte do centro-sul do Brasil, devido a uma forte onda de calor ocorrida no final do mês, nas outras regiões do Brasil, as temperaturas registradas ficaram entre a média e ligeiramente acima do normal.

Com relação ao comportamento das temperaturas das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, não observamos nenhuma mudança significativa no padrão destas temperaturas, ao longo do mês de dezembro, que continuam próximas à normalidade, persistindo as condições de neutralidade climática. Estas condições climáticas, em escala global, seguem com a tendência de persistência de neutralidade (nem “El Nino” e nem “La Nina”), para os próximos meses.

Devido a persistência desta situação de “neutralidade climática”, as precipitações devem continuar com o mesmo padrão observado nos últimos meses, com chuvas ligeiramente abaixo da média e com esta distribuição muito irregular, intercalando períodos curtos com muita precipitação e períodos maiores com pouca ou nenhuma chuva, para o centro-sul do Brasil. Nas demais regiões do Brasil, as chuvas devem ficar entre a média e ligeiramente acima do normal.

As temperaturas devem ficar dentro do normal para a época do ano, em todo o centro-sul do Brasil, mas ainda com estas mudanças bruscas ao longo dos próximos meses.

Luiz Renato Lazinski
Meteorologista/INMET/MAPA


Fonte: Agrolink com informações de assessoria
Volte para a Listagem
whatsapp