A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a previsão para safra de trigo 2015 nesta quinta-feira (11.06). Mesmo assim, a estimativa é de uma produção recorde de 6,76 milhões de toneladas. Os dados da Conab ainda indicam ainda recuo de 4,1% ante a previsão de maio, de 7,05 milhões de toneladas.
O levantamento de grãos apontou redução da área em 9,2% em relação a 2014, o que corresponde 253,9 mil hectares reservados para cultivo do trigo. De acordo com a Conab, esta diminuição afetou diretamente a safra 2015.
Por exemplo, no Paraná, principal produtor de trigo do Brasil, o recuou da área deverá ser de 4,8% em relação a safra passada. "A diminuição é justificada pelas condições comerciais desfavoráveis, elevação dos custos de produção, assim como, pela adequação do escalonamento das culturas, já que o trigo impacta no atraso do plantio da soja primeira safra, que necessita ser plantada mais cedo a fim de evitar a ação da ferrugem", informa a Conab.
A previsão é de que sejam colhidas quatro milhões de toneladas de trigo no Paraná. Já foram plantadas 61% da área prevista, a maioria na região Norte do estado, com condições climáticas favoráveis até o momento. Ao todo, foram reservados 1.322,5 mil hectares para semear o grão no Paraná.
Fonte: Agrolink
|