A Conab realiza amanhã(6) um novo leilão para subvencionar o escoamento de mais 160 mil toneladas de trigo do Paraná. A operação segue os moldes do último leilão, realizado na semana passada. O volume ofertado é dividido em dois lotes de 80 mil toneladas cada, um destinado às regiões Norte e Nordeste do país e outro para qualquer destino nacional, inclusive o Paraná. Podem participar do leilão indústrias moageiras e cerealistas que paguem aos agricultores o preço mínimo estipulado pelo governo.
Este é o segundo de uma série de 12 leilões que a Conab promoverá para apoiar a comercialização do cereal brasileiro. As operações começaram na última sexta-feira e devem ocorrer semanalmente a partir de agora. No total, a companhia pretende oferecer subsídio a cerca de 70% da safra brasileira de trigo, estimada pela estatal entre 5,3 a 6 milhões de toneladas (2,6 milhões no PR). Além do Paraná, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal também paricipam das operações.
O primeiro leilão, realizado há uma semana, negociou 132 mil toneladas no Paraná, 82,5% do volume ofertado. A maior procura foi pelo lote destinado às regiões Norte e Nordeste, que foi 100% comercializado. Do lote nacional foram negociadas 53 mil toneladas do total de 80 mil toneladas (66%).