26
jan
2010
Começa a colheita de soja na região de Maringá/PR

 

Nas duas primeiras propriedades, produtividade chegou a 3,2 mil quilos por hectare; Na próxima semana, mais produtores iniciam colheita

Os primeiros registros de colheita da safra de soja 2009/2010 são auspiciosos. No município de Floresta, a 28 km de Maringá, a produtividade variou de 3.100 a 3.200 kg/ha nas duas primeiras propriedades em que o grão foi colhido. O resultado é 67,5% superior à média obtida no verão 2008/2009. Naquela safra, a produtividade média obtida na região foi de 1.911 kg/ha, causada por uma estiagem de 40 dias no período imediatamente posterior ao plantio da soja.

De acordo com o gerente da Cooperativa Agroindustrial Cocamar em Floresta, Frederico João Altrão, duas propriedades do município iniciaram a colheita de maneira isolada, porque tinham promovido o plantio precoce. “De uma maneira geral, os produtores do município deverão começar a colheita na próxima semana, se as condições climáticas forem favoráveis”, afirma Altrão. Floresta possui 320 produtores de soja ligados à Cocamar.

A colheita no município é antecipada, em relação ao restante da região, porque os produtores costumam iniciar o plantio assim que termina o vazio sanitário, em meados de setembro. No entanto, uma pequena estiagem no início do ciclo e o excesso de chuvas nos últimos meses atrasou a safra em Floresta.


Estado

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), apenas 6% da soja paranaenses encontra-se em maturação, fase final do desenvolvimento da planta.

Os mais recentes dados do acompanhamento semanal da situação de plantio e colheita no Estado mostra que em 33% das áreas, a soja está em fase de floração e em 42% das lavouras, a planta está em fase de frutificação.

Apenas 2% da soja do Paraná foram comercializados até o dia 18 de janeiro. O excesso de chuva não deverá prejudicar a colheita. De acordo com o Deral, até o momento 94% das lavouras estão em boas condições.

Para os 29 municípios do núcleo regional de Maringá, o Deral projeta uma produtividade média de 2.900 kg por hectares. Na safra 2009/2010, as lavouras de soja se estendem por 231 mil hectares nesta região – crescimento de 3,73% em relação à safra do ano passado, quando a área foi de 222.686 hectares.

Fonte: O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ. - Vinícius Carvalho


Volte para a Listagem