22
mai
2014
Com dois terços da área plantada, trigo pede chuva no PR

 

Cultura está em fase inicial de desenvolvimento nos campos dos estados produtores e tem potencial para alcançar cerca de 7 milhões de toneladas.

O Paraná atinge nesta semana dois terços do plantio de trigo – ampliado em 27%, para 1,27 milhão de hectares – com 95% das lavouras em boas condições mas precisando de chuva, aponta relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado nesta terça-feira (20). A maior parte das lavouras (80%) está em desenvolvimento vegetativo e o clima passa a exigir atenção num ano em que o estado tem a meta produzir 3,8 milhões de toneladas, o dobro do volume colhido da safra anterior.

No Rio Grande do Sul – que cultiva 1 milhão de hectares e espera colher 2,9 milhões de toneladas – o plantio está começando e a expectativa também é de safra cheia, embora haja registros de chuva escassa em zonas agrícolas importantes e uma probabilidade de 25% para a ocorrência de El Niño fraco na época da colheita do cereal, com ameaça de chuva em excesso em toda a Região Sul.

Nos dois principais fornecedores de trigo do Brasil, o clima também preocupa. O quadro agroclimático gaúcho se assemelha ao argentino. Nos Estados Unidos, a falta de chuva limita as áreas boas e excelentes a 29%. No Kansas, maior produtor, esse índice é de 12%, mostram dados oficiais.

Meta

1,3 milhão de toneladas de trigo a mais deve ser produzido no Brasil neste ano, aponta Companhia Nacional de Abastecimento. O país teria condições de chegar a 6,9 milhões de toneladas pela primeira vez.


Fonte: Gazeta do Povo (AgroGP)

Volte para a Listagem
whatsapp