A colheita da safra de soja 2020/21 se encaminha para o final no Brasil. Cerca de 95,1% dos trabalhos nas lavouras estão concluídos. Mesmo com os atrasos em fevereiro em função dos grandes volumes de chuva o total atual já está bem próximo do ritmo do ano passado, onde nesta época se alcançava 97,6%.
Alguns Estados já concluíram a colheita. É o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Outros como o Rio Grande do Sul diminuíram o ritmo e já se encontram um pouco atrasados. Nas lavouras gaúchas o ciclo passado já tinha 98% de área colhida e nesta safra são pouco mais de 80%. Segundo a Emater, além dos 80% o restante das lavouras se dividem entre: 2% em enchimento de grãos e 18% em maturação. Na vizinha Santa Catarina 97% das lavouras estão colhidas.
Na região do Matopiba os trabalhos também seguem para o final. Na Bahia o percentual é de 95%; no Maranhão 88%, ligeiramente atrasado (no ano passado era 95% nesta época); no Piauí a colheita atinge 95% e no Tocantins 99%.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga no próximo dia 12 de maio o 8º Levantamento da Safra de Grãos. De acordo com o anterior, divulgado em abril, o país estima colher 135,5 milhões de toneladas da oleaginosa, um avanço de 8,6% em relação a 2019/20.
Veja o levantamento do boletim de monitoramento da Conab:
Mato Grosso: Colheita encerrada. A safra foi considerada muito boa, mesmo com a leve redução da produtividade média do estado em relação à safra 2019/20. O aumento na área semeada atenuou as perdas de rendimento ocasionadas pelas condições climáticas, principalmente, entre os estádios de enchimento de grãos e colheita.
Mato Grosso do Sul: Colheita encerrada. O aumento de área semeada em comparação à 2019/20 foi importante para garantir um incremento na produção final, já que o rendimento médio ficou abaixo da temporada anterior em razão das oscilações climáticas durante o ciclo.
Goiás: Colheita praticamente finalizada, restando pequenas áreas no norte do estado a serem concluídas. No geral, as produtividades foram melhores nas regiões leste e sudoeste goianas, onde a escassez hídrica não foi tão intensa. Com o incremento na área plantada nessa temporada, estima-se acréscimo na produção final.
Minas Gerais: Colheita encerrada. O volume é superior ao obtido na safra passada, impulsionado pelo incremento de área semeada no ciclo atual.
São Paulo: O clima mais estável propiciou avanço na colheita que foi finalizada. Houve aumento na área plantada e na produtividade média do estado em relação à safra passada.
Paraná: Mesmo com atraso, a colheita da soja se aproxima do fim. Restam pequenas áreas a serem colhidas. A oscilação climática durante o ciclo impactou no potencial produtivo. A estimativa é de redução na produção final em comparação à temporada anterior.
Santa Catarina: A menor incidência pluviométrica e o menor acúmulo de umidade no solo reduziram parte do potencial produtivo da cultura. No entanto, a expectativa ainda é de uma safra bastante prolífica. A colheita continua avançando. Estima-se produção recorde no estado.
Rio Grande do Sul: Regiões ao norte e noroeste do estado estão mais avançadas na colheita e devem findar suas operações nas próximas semanas. O clima mais seco registrado tem favorecido tal evolução. O rendimento médio tem sido satisfatório, considerando o período crítico de escassez hídrica ocorrido no início do ciclo.
Maranhão: Lavouras mais precoces do sul do estado já foram totalmente colhidas. Restam áreas centrais, do leste e do oeste maranhense, que possuem semeadura bem mais tardia. De modo geral, os grãos já obtidos têm presentado boa qualidade e o rendimento demonstrado têm sido satisfatório.
Tocantins: Colheita em fase final, apresentando grãos com qualidade satisfatória e produtividades dentro da média. Com o aumento de área plantada nesse ciclo, a tendência é de incremento na produção.
Piauí: O clima mais seco favoreceu a evolução das operações de colheita. A qualidade do grão colhido tem sido considerada boa.
Bahia: Colheita se intensificou nas últimas semanas. Os grãos colhidos têm apresentado muito boa monitoramento das lavouras 19 qualidade e a expectativa de produção é de aumento em comparação à temporada passada.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem