01
fev
2013
Colheita da soja inicia com boas perspectivas em Campo Mourão
Com expectativa de boa produção e preços atrativos no mercado, a colheita da soja avança na região de Campo Mourão. Em algumas localidades, os produtores já colheram até 5% da safra. A colheita está mais avançada nos municípios de Boa Esperança, Mamborê, Juranda e Fênix. A média de produção tem sido de 100 a 130 sacas por alqueire. O preço da oleaginosa também tem animado os produtores. Nesta safra, em relação à passada uma valorização 36,5%. A saca estava cotada na quarta-feira a R$ 58, enquanto no mesmo período de 2012, R$ 42,50.

Nos municípios que compõe o Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Campo Mourão, foram plantados nesta safra, 580 mil hectares de soja. A área é 2% maior que em 2011, quando a área de plantio atingiu 570 mil hectares. De acordo com gerente do entreposto da Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Boa Esperança, José Roberto Biffer, a colheita iniciou no município há cerca de dez dias. A previsão que é seja intensificada a partir da próxima semana. Segundo ele, na região, alguns produtores estão colhendo até 150 sacas por alqueire. “Podemos dizer que o pico da colheita na região de Boa Esperança deve acontecer neste início de fevereiro”, ressaltou.

Biffer informou que boa parte da cultura ainda está na fase de maturação. Segundo ele, este ano em relação a 2012, houve antecipação de pelo menos 15 dias da colheita. Os produtores iniciam em seguida o plantio do milho safrinha. O gerente do entreposto afirmou que como houve chuvas esparsas em várias regiões, em algumas lavouras a produção deve ser menor. “Temos produtividades boas e médias. Algumas produtividades serão mais fracas devido à falta de chuva em algumas áreas”, comentou.

No município de Engenheiro Beltrão a colheita iniciou há pelo uma semana. Até o momento apenas cerca de 2% da área foi colhida. O gerente do entreposto da Coamo no município, Claudio Nachi, falou que a média de produção está sendo de 100 a 110 sacas por alqueire no município. “A colheita será intensifica nas próximas duas semanas”, prevê. Segundo ele, alguns produtores que plantaram mais cedo enfrentaram problema com chuvas irregulares o que em algumas áreas, afetou a produtividade. “A expectativa é que a produção melhore com o avanço da colheita”, frisou.

No Estado, de acordo o Departamento de Economia Rural (Deral), a produção estimada de soja é de 15,3 milhões de toneladas na safra 2012/13. O número representa um crescimento de 41% em relação à temporada anterior que alcançou 10,8 milhões de toneladas. Do mesmo modo, a área plantada também aumentou 5%, passando de 4,39 milhões de hectares na safra 2011/12 para 4,63 na produção atual.

A colheita tende a se intensificar na segunda quinzena do mês de fevereiro e março. Em todo o Estado, o percentual colhido é de 1% da área total projetada. Cerca de 92% das lavouras estão em boas condições, 7% têm desenvolvimento médio e 1% estão em condições ruins.


Fonte: Tribuna do Interior

Volte para a Listagem
whatsapp