23
jun
2010
CMN autoriza revisão do preço mínimo do trigo

 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou ontem (22) o Ministério da Agricultura (Mapa) a fixar novo preço mínimo do trigo para a safra 2010/2011. Mesmo sem mencionar a redução do valor, o aval colocou a cadeia produtiva em alerta.
 
O ministro Wagner Rossi convocou reunião com o setor tritícola para hoje, quando se espera que ele defina a questão. Segundo o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, o encontro ainda deve abordar a necessidade de leilões para escoamento da safra. Polidoro Pinto destaca que, na reunião da Câmara das Culturas de Inverno, em 9 de junho, agricultores e indústrias concordaram em defender a manutenção dos preços atuais. "Enviamos pedidos aos ministérios da Agricultura e da Fazenda e esperamos ser atendidos." Para Polidoro Pinto a redução é inesperada porque os preços mínimos do feijão e do milho foram mantidos.
 
O temor, segundo o presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, é que prevaleça a intenção do Ministério da Fazenda de reduzir em 10% o preço mínimo do trigo. "Eles deixaram claro que queriam isso", informa. O dirigente pontua que a redução seria um equívoco e pode desestimular ainda mais o produtor, e com isso deve haver menor intenção de plantio já manifestada nesta safra com recuo na área cultivada. "O melhor é manter os preços hora praticados."

O secretário-executivo do Mapa, Gerardo Fontelles, disse ontem que ainda não havia decisão sobre elevação ou redução do preço mínimo. O ministério tem até o final do mês para publicar portaria com o valor para a safra 2010/2011. Segundo o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, a tese defendida para adotar a medida é a de que é preciso reduzir os preços mínimos do produto para elevar seu valor com agilidade, quando for preciso. "A redução vai ser linear", afirmou Bittencourt, referindo-se às três qualidades de trigo para as quais o governo estabeleceu preços diferentes e, assim, estimular o plantio do produto de melhor qualidade.

Fonte: Correio do Povo
Volte para a Listagem
whatsapp