11
nov
2011
Clima vai ditar a colheita
José Rocher, enviado especial

A confirmação da projeção de 170 milhões de toneladas de grãos depende do clima e será reavaliada durante o trabalho de campo da Expedição Safra, disse Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra e gerente de Agronegócio do Grupo Parana­­ense de Comunicação (GRPCom). “Se os efeitos do La Niña forem moderados, a colheita brasileira deve somar 165 milhões de toneladas somente para os dois principais grãos – 61 milhões de toneladas de milho e 74,7 milhões de soja”, disse Ferreira.

Para a equipe técnica do projeto, os produtores brasileiros têm boas perspectivas de rendimento para a temporada 2011/12. Além de o clima estar favorecendo o plantio em um ano de La Niña, a quebra na produção americana segurou os preços internacionais. Dessa forma, o impacto da redução na demanda por alimentos na Europa e nos Estados Unidos vem sendo amenizado.

“Pelos investimentos em tecnologia, pelo tamanho da área de cultivo, o potencial é maior que o da safra passada, mas o clima é sempre determinante”, afirmou o engenheiro agrônomo Robson Mafioletti, assessor técnico e econômico da Orga­nização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), que também participa da pesquisa.

Fonte: Gazeta do Povo
Volte para a Listagem