A expectativa entre os agricultores que plantaram soja nesta safra no Município de Dourados é de muito otimismo porque as chuvas têm sido recorrentes e atingem praticamente todas as lavouras não apenas no âmbito local, mas regional.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE tendo como mês de referência dezembro de 2010 o prognóstico de área plantada foi reduzido para 136 mil hectares em relação a novembro quando a previsão feita foi de 140 mil ha.
Mas o rendimento esperado aumentou para 3.200 kg/ha enquanto o anterior era de 3.120 kg/ha. A produção esperada para a safra 2010/11 apenas de soja é de 435.200 toneladas isso no Município de Dourados.
Se as chuvas continuarem regulares principalmente nos dias 25 e 30 de janeiro praticamente todas as áreas devem produzir, segundo comentários de produtores.
O professor Carlos Vitoratti, da CG Assessoria Econômica e Financeira Ltda., de Dourados, disse que o preço da soja, até hoje, está bom: R$ 42,00 a saca de 60 kg. Evidentemente amanhã poderá estar diferente.
O otimismo no setor deve-se também ao fato de que a Argentina padeceu com a seca, assim como a Bolívia, países que são fortes concorrentes do Brasil nesse mercado. Nos Estados Unidos houve irregularidade nas chuvas e o estoque mundial do grão está baixo, outro fator que beneficia os produtores brasileiros.