22
jun
2023
Chuvas fortes no Sul e dia quente no Cerrado

Esta quinta-feira (22/06) será marcada por chuvas em áreas da região Sul e um tempo firme na parcela mais central do país. As instabilidades vão ocorrer em função da atuação de uma frente fria, e que devem ser localmente fortes em algumas áreas de Santa Catarina. 

Apesar do amanhecer mais frio em áreas do leste do Brasil, como Minas Gerais e Bahia, os termômetros sobem rapidamente migrando para uma tarde quente e seca numa ampla região nas áreas mais interioranas do território nacional. 

Há alertas para os baixos índices de umidade em setores do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Essa combinação entre calor e baixa umidade, acelera a perda de água do solo e das plantas por processos de evapotranspiração.

As chuvas na região Sul, por seu lado negativo, podem atrapalhar as operações em campo como a colheita do feijão e o plantio do trigo. 

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte

As chuvas devem avançar um pouco mais em direção às áreas do oeste da região. Entretanto, setores do sudeste do Amazonas, sul do Pará, Rondônia e todo o estado do Tocantins, devem ter o predomínio de tempo firme. Já em relação às temperaturas, as marcas passam dos 34°C com índices de umidade proximos dos 20% no sul do Tocantins.

Região Nordeste

As chuvas perdem força na região, inclusive em áreas do litoral norte. Mesmo assim, são esperadas pancadas passageiras em áreas de Alagoas e Pernambuco. No interior da região o domínio é de tempo seco e quente, apesar do amanhecer frio no centro-sul da Bahia. 

Região Centro-Oeste

A massa de ar seco vem ganhando força na região, o que deve resultar um amanhecer e tarde com registros mais quentes do que nos dias anteriores. Além das temperaturas mais elevadas, os índices de umidade ficarão mais baixos podendo atingir níveis críticos abaixo dos 20% no sul do Mato Grosso e metade sul de Goiás. Essa combinação de temperaturas mais elevadas e baixa umidade, acelera a perda de água do solo e das plantas. 

Região Sudeste

O predomínio é de tempo firme e seco em toda a região, com o amanhecer frio especialmente em Minas Gerais. Os termômetros devem registrar marcas entre os 6 e 9°C entre o Vale do Paraíba até o nordeste de Minas Gerais. Contudo, com a forte presença do sol, as temperaturas se elevam rapidamente - migrando para uma tarde de marcas agradáveis, com exceção do noroeste Mineiro e Noroeste Paulista, onde os registros podem se aproximar dos 30°C com índices de umidade abaixo dos 20%.

Região Sul

As chuvas devem persistir na região, até mesmo com um pequeno indicativo para queda de granizo ao norte de Santa Catarina. Os maiores volumes de chuvas devem se concentrar no noroeste do Rio Grande do Sul até a parcela central de Santa Catarina. Também chove na metade sul do Paraná e metade leste do Rio Grande do Sul. Ao passo que o tempo será firme e limpo em áreas do sudoeste gaúcho e norte paranaense.

Fonte: AGROLINK.

 

Volte para a Listagem
whatsapp