02
jan
2024
Cereais de inverno têm Zarc publicado

Nesta quinta-feira (28), o Diário Oficial da União divulgou as Portarias de 393 a 449, aprovando o Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) para o ano-safra 2023/2024, focado no cultivo dos cereais de inverno, tais como trigo, triticale, cevada e aveia. O cultivo desses cereais, conhecidos como cereais de estação fria, abrange diversas regiões do Brasil, desde o extremo sul, na área de clima temperado, até o centro e parte do nordeste, na zona de clima tropical típico. Unidades da Federação como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal recebem orientações para a produção desses cultivos, tanto em sistema sequeiro quanto irrigado.

O Zarc tem como principal objetivo mitigar os riscos relacionados aos problemas climáticos, proporcionando ao produtor informações essenciais para identificar a melhor época de plantio, levando em consideração a região, a cultura e os diferentes tipos de solos.

No caso específico dos cereais de inverno no Brasil, incluindo trigo, triticale, cevada e aveia, em sistemas sequeiro e irrigado, e no caso do trigo, também em duplo propósito (produção e forragem + grão), a atualização do Zarc considerou os principais riscos climáticos, como excesso de chuva na colheita, geada no período crítico da emissão das espigas e panículas, e seca no estabelecimento das lavouras e na fase de enchimento de grãos. Essas considerações são feitas em escala municipal, de acordo com o ciclo de cada cultivar e a disponibilidade de água (AD) de cada solo.

Fonte: Agrolink.

Volte para a Listagem
whatsapp