21
out
2009
CBOT: soja perde com correção técnica

Depois dos recentes ganhos, motivados por incertezas nesta reta final da safra dos EUA, o mercado buscou certo nível de correção nesta terça-feira. Os fundamentos, no entanto, seguem altistas em razão das projeções de uma nova onda de chuvas para os próximos dias por todo o Meio Oeste, o que acaba limitando os trabalhos de colheita.

Enquanto houver restrição da oferta norte-americana este será o principal vetor do mercado. Na sequência, na medida em que a colheita dos EUA avançar, o direcionamento dos preços estará focado na demanda e na recuperação econômica, bem como nas safras de Brasil e Argentina. As compras chinesas seguem fortes. Das 21,3 MT vendidas até aqui, pelos EUA, na temporada, 12,7 MT foram para a China.A posição novembro fechou a U$ 9,8250 – perdas de 13.75 cents/bu – e a posição janeiro a U$ 9,8525 – baixa de 15,25 cents/bu.

Colheita – A colheita da safra norte-americana de soja chega a 30%, de acordo com relatório do USDA, divulgado no fim da tarde de segunda-feira. Os trabalhos andam em ritmo extremamente lento, dos mais lentos da história, por causa do excesso de umidade e do atraso na evolução das lavouras. Na mesma época do ano passado o índice era de 64% e, na média histórica, de 72%. O estado de Illinois conta com apenas 13% colhido, ante 60% de 2008 e 79% de média dos últimos cinco anos. E o atraso não é por falta de áreas maduras. Noventa e cinco por cento das lavouras já ingressaram na fase de maturação, igual volume da mesma data do ano passado e apenas dois pontos percentuais abaixo da média histórica. Daqui para frente, mais do que o frio é a umidade que preocupa.

Mercado interno – O volume de negócios domésticos segue ainda mais lento. Algumas indústrias com atuação regional, que ainda vinham esmagando, também estão paralisando as atividades e dando por encerrada a atual temporada. O plantio da nova safra está a todo vapor e chega a cerca de 15%, um ritmo bem mais adiantado que em anos anteriores. Indicações de compra na faixa de R$ 45,00 no oeste do estado - o mesmo número em Ponta Grossa.  Para a safra nova, em Paranaguá indicações de compra na faixa de U$ 22,50 para transferência durante fevereiro e entre U$ 21,50 e U$ 21,70 para transferência nos meses de março e abril.

Fonte: Granoeste Corretora de Cereais e Sementes.

Volte para a Listagem