Depois de percorrer seis Estados e o Distrito Federal, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias chega ao Paraná para levar orientações a extensionistas, técnicos de cooperativas e demais multiplicadores sobre as estratégias de controle das principais pragas que têm causado importantes prejuízos aos agricultores, como a Helicoverpa armigera.
Pesquisadores e técnicos da Embrapa estarão em Pato Branco, no dia 25, e em Ponta Grossa, no dia 26, para apresentar informações técnicas sistematizadas sobre a identidade das ameaças fitossanitárias, os riscos associados e as estratégias fundamentais para manejo e a recomposição do equilíbrio agroecológico, com o objetivo de ampliar as bases de sustentação para o controle de pragas. Também será feita uma análise dos problemas fitossanitários da região.
A equipe vai destacar, entre outros pontos, o Manejo Integrado de Pragas (MIP), prática que reúne diversas técnicas possíveis de controle, buscando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. Apesar dos produtores reconhecerem a importância do MIP na agricultura, a Embrapa pretende reforçar junto aos multiplicadores os diferentes aspectos e técnicas para o manejo integrado, incentivando a adoção da prática como um importante método de controle da praga.
Fazem parte da equipe técnica que estará no Paraná os pesquisadores Samuel Roggia e Daniel Sosa-Gomez (Embrapa Soja – Londrina, PR), Luiz Guilherme Wadt (Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna, SP) e Paulo Roberto Pereira (Embrapa Trigo – Passo Fundo, RS), além do representante do Departamento de Transferência de Tecnologia, Dejoel Lima, do coordenador da Caravana, Sérgio Abud (Embrapa Cerrados - Planaltina, DF), e do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan.
Após as apresentações, será promovido um debate para que o público possa interagir com os especialistas, trocar experiências e tirar dúvidas. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP). Diversos conteúdos podem ser acessados na Internet, no hotsite Alerta Helicoverpa (http://www.embrapa.br/alerta-helicoverpa).
Caravana
Composta por 27 pesquisadores e técnicos divididos por equipes, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias começou suas atividades em dezembro de 2013 com eventos em Goiás, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, reunindo mais de 1,3 mil extensionistas e técnicos rurais. Até o final de março, os especialistas percorrerão todas as regiões produtoras do País, levando informações emergenciais sobre o manejo da Helicoverpa armigera e outras pragas.
As atividades foram retomadas em janeiro. Desde então, as equipes já visitaram Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul. A Caravana segue ainda para os polos agrícolas de Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Amapá, Roraima e Pará.
Segundo o assessor da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Paulo Roberto Galerani, mais do que orientações e técnicas necessárias para a solução de problemas causados pela Helicoverpa armigera, a Caravana busca levar a mudança no campo, reforçando para os produtores a importância da adoção do manejo integrado, com foco no agroecossistema como um todo. “Assim teremos um cenário mais favorável já na próxima safra. É importante que os produtores saibam que o resultado não será imediato, mas dependerá de uma mudança de atitude para que eles possam controlar a infestação da praga em sua lavoura”, explica.
A Caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em Pato Branco, o evento será realizado em parceria com a Associação de Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB). Já em Ponta Grossa, a parceria é com a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG).
O roteiro completo pode ser acompanhado no Site da Caravana (http://www.embrapa.br/caravana). No site também é possível baixar os materiais informativos.
Serviço
Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias – Paraná
Evento destinado a extensionistas e técnicos rurais
Pato Branco /PR
Data: 25/02/2014 - terça-feira, às 14h
Local: Social da Sociedade Rural de Pato Branco – Rua Benjamin Borges Santos nº 1121
Ponta Grossa /PR
Data: 26/02/2014 - quarta-feira, às 14h
Local: Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais - Rua Julia Wanderley 1378 - Centro
As inscrições serão realizadas nos dias e locais dos eventos.
Fonte: Cultivar
Volte para a Listagem