13
ago
2010
Capim favorece o cultivo da soja
Um projeto de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Cocamar, incentiva a adoção de novas técnicas de manejo do solo na região.

O projeto promove a introdução do consórcio do capim braquiária e o milho safrinha com o apoio de um grupo de formandos de Agronomia da UEM, sob orientação do professor doutor Antonio Saraiva Muniz, e acontece na propriedade dos Versari, em Paiçandu.                            
                           
O consórcio (mistura de duas culturas fortalece o solo com o milho safrinha e depois aumentara produtividade da soja, principal fonte de renda dos agricultores da propriedade.

As pesquisas na universidade mostraram que quando se planta o capim braquiária entre as fileiras de milho, o solo se beneficia e, com o passar do tempo, a perda em volume de produção causada pela redução de pés plantados é compensada no aumento de produtividade da cultura seguinte, o soja, que tem melhor preço no mercado.

O "milagre" da braquiária acontece porque as raízes do capim são profundas, descompactam o solo e isso favorece a oxigenação da terra, diminui a erosão e aumenta a absorção de água e nutrientes. Ainda de acordo com a pesquisa, o mesmo capim fornece palha suficiente para garantir 100% de cobertura do solo, protegendo a soja em germinação.

Formação"No projeto de pesquisae extensão o aluno avalia na prática o que estuda em sala e no laboratório"


Fonte:
odiario.com - Antonio Saraiva Muniz
Professor-doutor em Agrononomia
Volte para a Listagem
whatsapp