25
mar
2024
Camisc Agro contará com lançamento regional da BRS 1056IPRO

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional farão o lançamento regional da cultivar de soja BRS 1056IPRO, durante a edição de verão da Camisc Agro, promovida pela cooperativa Agrícola São Cristóvão (Camisc), no dia 26 de março, na unidade de recebimento da cooperativa em Mariópolis (PR).  A BRS 1056IPRO tem como ponto forte a alta performance produtiva, associada a outras características de interesse do mercado.  

A chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja Carina Rufino fará a entrega simbólica das sementes da BRS 1056IPRO para a Camisc.  “Estamos promovendo lançamentos regionais para valorizar o relacionamento que temos com nossos parceiros comerciais nas diferentes regiões produtoras de soja”, afirma Carina. “A Embrapa vem gerando cultivares produtivas, com boa sanidade e adaptadas para os diferentes desafios do campo, no entanto, apenas com o apoio de parceiros, conseguimos que as tecnologias promissoras cheguem rapidamente aos produtores”, ressalta Carina.

Para a Camisc, o lançamento regional da cultivar de soja BRS 1056IPRO durante a Camisc Agro é relevante. A cooperativa entende que a parceria com a Embrapa Soja e a Fundação Meridional simboliza o compromisso contínuo em oferecer aos produtores o que há de mais avançado em tecnologia agrícola. Na visão da Camisc, a BRS 1056IPRO proporciona uma oportunidade para melhorar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade das práticas agrícolas. 

A BRS 1056IPRO vem superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, disponíveis no mercado, nas regiões de indicação de cultivo. A cultivar ainda apresenta estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce (grupo de maturação relativa 5.6). “Essa cultivar tem chamado a atenção por reunir muitos aspectos positivos e relevantes para o planejamento que almejam altos rendimentos”, diz o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Soja Rogério Borges. “Também agrada o fato de ela possibilitar o plantio antecipado, o que permite a sua inserção no sistema de rotação ou sucessão com outras culturas, nas regiões ou sistemas de produção que demandam essa semeadura antecipada”, ressalta Borges.

Com relação à sanidade, a BRS 1056IPRO apresenta resistência às principais doenças da soja, principalmente à podridão parda da haste e à podridão radicular de Phytophthora. Ela é indicada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (RECs 102 e 103) e São Paulo (REC 103). “Conforme resultados de pesquisa da safra 2022/23, a BRS 1056IPRO apresentou mérito agronômico para indicação no Paraná (REC 201), principalmente para as regiões acima de 600 m de altitude. Portanto, estará indicada para semeadura também nessa região a partir da safra 2024/25”, anuncia Borges. 

Fonte: Embrapa Soja.

Volte para a Listagem
whatsapp