06
jan
2015
Cai a safra no Paraná

Especialistas apontam queda na produção de grãos no Paraná. De acordo com dados levantados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Paraná terá queda na produção de grãos no ano de 2015.

As estimativas apontam para redução de até 4% e o volume total de grãos produzidos no estado deve cair de 11,04 milhões de toneladas, registrados em 2013 para 10,55 milhões de toneladas.

O principal motivo da redução, de acordo com os estudos, é a menor área de plantio de grãos e o atraso do plantio da soja na safra de verão.

Atraso - O diretor do Deral, Carlos Hugo Godinho, afirmou à imprensa que com o atraso da colheita da soja, especialmente na região norte do estado, o produtor perde a época ideal para plantar o milho safrinha e isso também impacta no resultado final da colheita deste grão.

A previsão é que no próximo ano a área de plantio de milho safrinha seja de 1,87 milhão de hectares, abaixo da área plantada em 2013, que foi de 1,89 milhão de hectares.

Feijão- A área de plantio de feijão também vai apresentar queda. O baixo preço para comercialização do grão pode desestimular o produtor, por isso a previsão é de queda de 18% da área de plantio. A única cultura que deve ter aumento na produção é a soja. A expectativa do Deral é de um aumento de 8% na produção em relação à safra anterior. A produção no ano que vem deve ultrapassar os 22 milhões de toneladas, enquanto no ano passado a colheita foi de 20,5 milhões de toneladas.

 

Fonte: Folha de Londrina

Volte para a Listagem
whatsapp