O Magnata e fundador da Microsoft, Bill Gates, voltou a defender técnicas de edição genética. De acordo com um artigo publicado por Gates na Foreign Affairs, as pessoas estão vivendo uma vida mais saudável ultimamente e, para ele, é fundamental a manutenção desse tipo de técnica, como CRISPR para que ocorra um maior desenvolvimento global.
“Alguns dos sofrimentos remanescentes podem ser aliviados, continuando a financiar os programas de assistência ao desenvolvimento e as parcerias multilaterais que se sabe que funcionam. Esses esforços podem ajudar a sustentar o progresso, especialmente à medida que o mundo melhora o uso de dados para ajudar a orientar a alocação de recursos”, escreveu ele.
Segundo Gates, técnicas de edição genética específicas podem colaborar diretamente com a segurança da saúde humana, já que elas estão sendo cada vez melhor compreendida pelos cientistas. Além disso ele cita que esse tipo de tecnologia pode auxiliar no controle de doenças graves, principalmente auxiliando pessoas de baixa renda.
“Novas tecnologias são frequentemente recebidas com ceticismo. Mas se o mundo quiser continuar o progresso notável das últimas décadas, é vital que os cientistas, sujeitos a diretrizes de segurança e ética, sejam encorajados a continuar aproveitando ferramentas promissoras como a CRISPR”, comentou.
Para finalizar, ele cita como exemplo uma viajem que fez à Escócia, onde os cientistas estão trabalhando com a edição genética em animais para proporcionar uma maior renda para pequenos agricultores. “Esse tipo de pesquisa é vital, porque uma vaca ou algumas galinhas, cabras ou ovelhas podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas mais pobres do mundo, três quartos dos quais obtêm comida e renda cultivando pequenos lotes de terra”, concluiu.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem