out
BASF e CAMDA plantam 17 mil mudas de árvores na região de Sandovalina/ SP

O Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF prossegue seu esforço de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e realiza o plantio de mudas de mata ciliar na Fazenda Vista Bonita, situada no município de Sandovalina (SP), região de Mata Atlântica, próxima à Presidente Prudente. Em uma área de 10,3 hectares serão plantadas mais de 17 mil mudas de 80 espécies nativas a partir do dia 29 de outubro, entre eles Cedro, Angico, Peroba, Cabreúva, Ingá, Guatambu e Jatobá. O programa conta com a parceria da Camda – Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina.

A propriedade da Família Jacintho tem a cana-de-açúcar e a pecuária como principais atividades. A fazenda foi modelo em criação de gado de corte, tendo sido seu dono um dos maiores criadores do estado de São Paulo. Desde 1941, a Família investe em pecuária de corte. Pioneira na criação da raça Nelore na região da Alta Sorocabana, também tem rebanho Canchim e Brahman. Hoje, a Agropecuária Francisco Jacintho foi convertida e o foco do negócio voltado para a produção de cana-de-açúcar.

Até o ano passado, segundo o proprietário, sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) era a maior do estado de São Paulo, com 1.069 hectares, e hoje continua entre as mais extensas. A fazenda Vista Bonita tem grande diversidade biológica por situar-se em área de Mata Atlântica. Tecnicamente suas reservas são uma floresta estacional, ou seja, com as diferentes estações do ano bem marcadas. Também é semi-decidual, o que significa que parte das folhas é perdida na estação seca do ano.

"A preocupação ambiental faz parte de nossa gestão e o Programa Mata Viva complementa nossas atividades por meio da recuperação de APPs. Dessa forma, podemos ver a melhora na quantidade e qualidade da água do riacho que atravessa a fazenda e desemboca no Rio Paranapanema, assegurando este importante recurso para as futuras gerações. Além disso, com o Programa tivemos uma radiografia geral da propriedade, sendo um material referenciado que nos deixou muito contentes", ressalta o agropecuarista Daniel Jacintho de Toledo César.

O plantio das 17 mil mudas será realizado durante 10 dias e desenvolvido com tecnologia florestal avançada. O trabalho emprega mudas em tubetes que são preparadas por meio de plantio semi-mecanizado. “O cultivo foi precedido por um mapeamento e estudo, em que se identificaram áreas conservadas e para recuperação. A gleba escolhida para a intervenção foi empregada tradicionalmente como pastagem e, portanto não tinha capacidade de autorecuperação”, explica Emerson Coutinho, Analista de Stewardship e Responsabilidade Socioambiental de Proteção de Cultivos da BASF.
As cooperativas, os profissionais do setor agrícola e produtores rurais têm no Programa Mata Viva todo o suporte para recuperação de Áreas de Preservação Permanente, bem como educação ambiental das comunidades que são abrangidas pelo projeto. Disseminar os conceitos para uma agricultura sustentável faz parte, por exemplo, das ações da cooperativa Camda. “Não se trata apenas de um assunto que já se tornou fundamental para toda a sociedade, que é o respeito pelo meio ambiente, mas é também um caso econômico, importante para a sustentabilidade do próprio setor”, salienta Waldomiro Teixeira de Carvalho Jr., Diretor Superintendente da Camda.

Programa é ferramenta de Educação Ambiental
A BASF deu início ao Programa Mata Viva em 1984, recuperando a mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, em sua principal unidade na América do Sul, o Complexo Químico de Guaratinguetá, em São Paulo. No decorrer destes anos já foram recuperados mais de 128 hectares, com o plantio de 200 mil mudas de plantas nativas. Desde 2004, a mata ciliar se tornou sala de aula e passou a receber estudantes e professores, e hoje é referência em educação ambiental. O Programa conta com gestão estratégica da Fundação Espaço ECO. Para outras informações acesse também www.agro.basf.com.brServiço:
Plantio Comemorativo do Programa Mata Viva
Local: Fazenda Vista Bonita (Agropecuária Francisco Jacintinho)
Data: 29 de outubro, ás 10 horas
Endereço: Informações pelos telefones (18) 3277 -1157 ou (18) 3223-4841
As informações são de assessoria de imprensa.

Fonte: Agrolink