A terça-feira (20.02) será marcada pela forte influência da Tempestade Tropical Akará, mesmo que no oceano. A tempestade auxilia o alinhamento dos corredores de umidade no Brasil central, intensificando as instabilidades já presentes.
Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte do Nordeste, também deve fortalecer as nuvens carregadas na região, resultando em uma dia de chuvas intensas e abrangentes nas regiões produtoras do centro-norte do Brasil
Ao mesmo tempo, pelo menos duas grandes regiões devem ter o predomínio de sol. Uma ao extremo norte do país e a outra pela fronteira sul do Brasil. Essa massa de ar quente e seco, no sul, deve favorecer o aumento das temperaturas no Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, aumentando a demanda hídrica das lavouras de milho e soja nessas regiões.
Região Norte: Chuvas intensas no sul do TO
Com boa parte da umidade sendo direcionada para a parcela central do Brasil, as instabilidades na região norte devem ficar mais deslocadas para o sul da região. Assim, as precipitações serão intensas em RO, PA e TO. Sendo que ao sul do TO, as chuvas podem superar os 50 mm no decorrer do dia. Ao mesmo tempo, o norte do AM, Baixo Amazonas (PA) e todo o estado de RR terá o predomínio de tempo firme nesta terça.
Região Nordeste: Temporais no MA, PI e BA
A combinação entre os corredores de umidade associados à Tempestade Tropical no Oceano Atlântico e a ZCIT ao norte da região, promovem condições de chuvas abrangentes e volumosas nas regiões produtoras da BA, MA e PI, onde as projeções sinalizam para mais de 60 mm no período de 24 horas. As precipitações devem acontecer a qualquer momento e durante todo o período, com intensidade de moderada a forte, resultando nesses volumes mais expressivos. Apenas áreas do litoral de PE e PB devem registrar um período com chuvas mais fracas.
Região Centro-Oeste: Tempo quente e firme no MS e chuva forte em MT e GO
O avanço de uma massa de ar quente e seco pelo sul da região, diminui as condições de chuvas sobre o estado do MS, particularmente na metade oeste da região. Além da menor possibilidade de chuvas, as temperaturas serão elevadas, podendo superar os 37°C na região do Pantanal. Por outro lado, a faixa central de MT e norte de GO devem registrar chuvas intensas. As projeções indicam mais de 70 mm ao norte de GO e até 60 mm no centro-sul de MT. Desta forma, a terça será nublada com poucas aberturas no tempo nestes setores do centro-norte, contribuindo para a redução das temperaturas no período da tarde.
Região Sudeste: Tempestade tropical fortalece instabilidades
Os corredores de umidade, fortalecidos pela Tempestade Tropical no oceano, promovem as condições de chuvas em todos os setores da região sudeste. Os destaque vão, principalmente, para o leste de SP, faixa norte de MG e ES, onde as chuvas podem ser na forma de tempestade, promovendo acumulados entre os 10 e 30 mm em curtos períodos de tempo. Espera-se uma grande presença de nebulosidade na região, o que contribui para o registro de temperaturas amenas no período da tarde. Contudo, áreas do oeste de SP, devem ter um dia quente e chuvas mais irregulares.
Região Sul: Calor ganha espaço e chuvas são deslocadas
A incursão de uma massa de ar mais quente e seco, mexe com as condições de chuvas no RS, dificultando a formação das nuvens carregadas e mantendo as temperaturas mais elevadas. Mesmo assim, algumas instabilidades devem ocorrer no noroeste gaúcho, assim como no oeste e norte de SC, e em todo o estado do PR. Sendo que nessas áreas mais ao norte, as precipitações devem ser na forma de temporais localizados. Já em áreas mais ao leste de SC e leste do PR, terão a maior presença de nebulosidade, o que deve manter as temperaturas máximas abaixo dos 30°C nesta terça.
Fonte: Agrolink.
Volte para a Listagem