A Argentina vai autorizar esta semana a exportação de 400 mil toneladas de trigo da safra 2013/14, disseram à Reuters fontes do setor nesta quarta-feira.
A cota é adicional a 1,5 milhão de toneladas da safra encerrada para as quais o governo já autorizou a exportação.
Uma das fontes, familiarizada com a situação, disse que na semana que vem as autoridades também deverão aprovar permissão para embarque ao exterior de 2 milhões de toneladas de trigo da safra 2014/15, cuja colheita está começando no norte do país.
"Nesta semana autorizarão uma parte da safra velha e na semana que vem parte da safra nova. Cerca de 400 mil toneladas da velha e, na semana que vem, cerca de 2 milhões da nova safra", disse a fonte à Reuters, sob condição de anonimato.
A Argentina é, tradicionalmente, o principal fornecedor de trigo para o Brasil, sob o tratado de livre comércio do Mercosul. No entanto, o Brasil teve os Estados Unidos como seu principal fornecedor para sua indústria de farinha em 2013 e também neste ano até setembro, devido à dificuldade de acesso ao trigo argentino.
O governo argentino mantém sob controle as exportações de trigo e de milho para garantir o abastecimento doméstico e também para tentar controlar a inflação dos alimentos.
(Por Maximiliano Rizzi)