07
out
2009
Área de soja na região de Maringá aumenta quase 4%

Começou o plantio da soja para a safra de verão em todo o Paraná. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), nos 29 municípios do núcleo regional de Maringá, as lavouras de soja deverão cobrir 231 mil hectares – aumento de 3,73% em relação à safra do ano passado, quando a área foi de 222.686 hectares. A participação do milho na safra de verão caiu drasticamente: de 10.690 hectares em 2008 para apenas 3 mil hectares na atual safra. 80% do milho da região de Maringá já estão plantados.

Para o economista do Deral do núcleo regional de Maringá, Dorival Aparecido Basta, as condições econômicas favorecem o plantio da soja, em detrimento do milho. “O mercado é mais favorável à soja, mesmo a tendência de preço não sendo positiva”, explica Basta. “A soja tem um custo relativamente menor e apresenta menos risco diante de alterações climáticas’, acrescenta.

Devido a um período de 40 dias de estiagem no último trimestre de 2008, a região de Maringá teve uma quebra de 34% na produtividade da soja. Com a seca, foram colhidos apenas 421,635 mil toneladas do grão. O potencial das lavouras era de 645 mil toneladas. A produtividade alcançada no ano passado foi de 1.911 kg/ha. Na média histórica da região, as lavouras proporcionam até 2.900 kg/ha. Com base neste potencial, o Deral estima que a atual safra de verão renda entre 647 mil e 693 mil toneladas de soja.

O milho também apresentou rendimento baixo no ano passado. Na região de Maringá, foram colhidos 45,728 mil toneladas em 2008, com produtividade de 4.312 kg/ha. O rendimento histórico é de 6.400 kg/ha. Com a redução de 72% na área, deverão ser colhidos no máximo 20 mil toneladas de milho na região.

Antecipação

A maior parte dos produtores da região deverá iniciar o plantio da soja a partir de 15 de outubro – data recomendado por cooperativas e engenheiros agrônomos. O vazio sanitário, período obrigatório de paralisação das atividades agrícolas, começou no dia 15 de junho e terminou em 15 de setembro. Mesmo contrariando as recomendações, agricultores de Floresta, a 28 km de Maringá, mais uma vez anteciparam o plantio. Nas últimas semanas de setembro, já havia soja plantada no município.


Fonte: Diário de Maringá
Volte para a Listagem