abr
Apasem avalia custos da nova tecnologia Monsanto

Diretores e técnicos da Apasem (Associação Paranaense de Produtores de Sementes e Mudas) começaram a avaliar nesta semana o impacto do custo da nova tecnologia da Monsanto, a Intacta RR2 Pro, a nova semente de soja da empresa que está para ser lançada no Brasil.

A nova tecnologia foi apresentada na terça-feira (10/04) aos representantes dos produtores de sementes e das cooperativas por executivos da Monsanto durante reunião realizada na sede da entidade, em Curitiba.

A Monsanto foi representada pelos executivos Rodrigo Almeida e Márcio Santos; a Apasem, pelo seu presidente Marcos Antonio Trintinalha e pelos membros da diretoria; a Ocepar, pelo superintendente adjunto Nelson Costa. Durante duas horas, os representantes da Monsanto discorreram sobre os resultados da pesquisa de campo realizada com a nova semente de soja. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com 500 produtores de dez Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Segundo Marcio Santos, depois de complexos cálculos, a empresa concluiu que a nova semente de soja apresenta um ganho médio de produção de 5,25 sacas por hectare.

Avaliação - Pela proposta apresentada pelos representantes da Monsanto, os produtores interessados em utilizar essa nova tecnologia deverão desembolsar R$ 115,00 por hectare, contra R$ 22,00 utilizando-se a atual tecnologia RR. Ainda durante a reunião, o presidente da Apasem Marcos Antonio Trintinalha, mostrou-se apreensivo com a elevação de valor apresentado, concordou que é justo remunerar a empresa pelo desenvolvimento da nova tecnologia, porém destacou que deve ser buscado um patamar suportável pelo produtor.

Após encerrada a reunião, Trintinalha convocou os diretores da Apasem para uma primeira avaliação do impacto da nova tecnologia nos custos de produção, principalmente considerando-se a grande diferença entre a tecnologia RR utilizada atualmente e a remuneração média líquida obtida pelos produtores, assunto que deverá retornar a pauta de análise dos produtores de sementes após avaliação Técnica da questão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Apasem