28
jul
2010
Alta no trigo traz abertura em patamar positivo para commodities

 

 

Apesar de ganhos nas bolsas asiáticas, devido forte valorização no mercado acionário japonês, o mercado financeiro mundial não opera com otimismo nesta abertura de mercado aqui no Brasil. Os índices acionários americanos operam neste momento com perdas devido de um retrocesso das ordens de bens duráveis e resultados regulares da Boeing. Seguindo esta tendência a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em baixa neste início de negociações.

Neste momento a moeda americana tem desvalorização frente outras moedas, o índice dólar índex, que mede a força do dólar frente outras moedas, registra queda de -0,22%. Do outro lado da balança commodities x dólar, o petróleo tem desvalorização tanto em Londres como em Nova York neste momento.

No mercado de commodities agrícolas, a forte seca na região do Mar Negro, causou um forte rally no mercado do trigo em Chicago e Kansas. Esta forte alta favoreceu os mercado vizinhos da soja e do milho que abriram suas negociações com grandes ganhos. Além disso, o mercado da soja tem um fundamento positivo com o anuncia da venda de 120 mil toneladas de soja em grão para a China, a serem entregues na temporada 2010/11. No entanto, o bom andamento climático da região produtora de milho e soja nos EUA deve limitar os ganhos para estas duas culturas.

Em Nova York (ICE Future NY), o mercado do algodão acompanha o mercado vizinho do petróleo e opera em queda neste momento. Porém, apesar desta queda momentânea, o mercado continua operando acima dos US$ 0,76/bs.

A abertura de mercado é produzida diariamente pela Gerência de Estudos Técnicos e Econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Gerente de Estudos Técnicos e Econômicos: Edson Alves Novaes
Autor do artigo e responsável técnico: Leonardo Machado

Fonte: FAEG - Federação da Agricultura do Estado de Goiás
Volte para a Listagem