Londrina está sediando um dos maiores eventos de tecnologia direcionada ao agronegócio realizado no Estado, nesta terça e quarta-feira (20 e 21/11), no Parque de Exposições Ney Braga. Trata-se da primeira edição do Agrobit Brasil 2018, criado para debater, apresentar e aproximar os produtores rurais e players do agronegócio à tecnologia e informações disponíveis nesta área. Com uma intensa programação, o Agrobit Brasil tem vários eventos ocorrendo paralelamente, em espaços distintos, e abraçando vertentes variadas e capazes de atender às mais diversas necessidades de conhecimento do público participante.
Smart Farm - A programação foi aberta nesta terça, com todas as startups selecionadas já a postos no espaço Smart Farm (Via Rural), a partir das 8 horas. Também às 8 horas, tiveram início o curso Senai de Cozinha Experimental, na Smart Farm, tendo os pescados como ingrediente; e o curso de Uso de Drones na Agropecuária, com o instrutor Thamylon Camilo Dias, diretor comercial na Solution Agroflorestal. Os dois cursos prosseguem nesta quarta-feira.
Abertura oficial - A abertura oficial do Abrobit 2018 ocorreu às 9h desta terça-feira, na Arena AgroFuturo (Recinto José Garcia Molina), seguida de palestras de Gil Giardeli, professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação, com o tema “O Futuro chegou ao Campo”; de José Paulo Molin, da Esalq-USP, sobre “Agricultura de Precisão e o novo cenário agrícola”.
Agroinovação - Na Arena Agroinovação (Recinto Horácio Sabino Coimbra), a programação começou às 10 horas, com painel sobre “Agricultura Digital e visão de produtores de culturas anuais”. Participou como moderador Guy Tsumanuma, produtor/Smart Value Investiment, e como debatedores Maurício Nicocelli Neto, da Monagri Consultoria; Luimar Luiz Gemi, produtor e presidente do Sindicato Rural de Sorriso-MT; e Richard Franke Dijkstra, produtor do Paraná. Ainda no período da manhã, ocorre a oficina de Lego/Robô, ministrada pelo Senai, das 9h30 às 12 horas, na Casa do Criador; e o painel Tecnologias e Sistemas para o Agronegócio, conduzido pelo Senai, na Arena AgroInovação.
Tarde - No período da tarde, a partir das 13h30, para a Arena AgroFuturo estão agendadas palestras sobre “Transformaçao Digital do Agronegócio”, com Fernando Martins, da FM Digital; “transição para decisões em agricultura (digital): tecnologias emergentes no campo e desafios”, com Dr. Lav R. Khot, da Washington State University; e “Produzindo com I.A. do espaço - a mudança de paradigma que faltava”, com Fábio Teixeira, fundador da Hypercubes, responsável por um satélite autônomo capaz de monitorar com precisão o solo.
Painel - Na Arena AgroInovação, também a partir das 13h30, acontece o painel Interação Universidade-Empresa para a Inovação, com o case da Lar Cooperativa Agroindustrial, apresentado por Márcia Pessini, gerente da Área de Gestão da Qualidade e Ambiental; Lei de Inovação e suas aplicações, com moderação da professora doutora Cristianne Cordeiro Nascimento, e participação de Juliana Crepalde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),e de Tatiana Fiuza, da Vlinder - Estratégias para Inovação.
Pitches - Das 14 às 16 horas, serão realizados os pitches, do Sebrae Like a Farmer, na área de Exposição. Na Arena AgroFuturo, a partir das 16h10, será realizado o painel “Quais são os grandes desafios para iniciar o uso das tecnologias digitais no campo?”, com o moderador Pedro Magalhães (ABPSAP) e participação como debatedores de Roberson Marczak (ADAMA), Rogério Raposo (Cooperativa Integrada) e Rodrigo Yoiti Tsukahara (Fundação ABC). No mesmo espaço, das 17h30 às 18 horas, será feita apresentação de modelo de Gestão de Israel, por Itzahak Tsahi Reich.
Agroconexão - Na Arena Agroconexão, a partir das 16h10, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, modera o painel “Quais são os grandes desafios para iniciar o uso das tecnologias digitais no campo?”, que contará com a participação de Sérgio Marcus Barbosa (Esalqtec), Daniel Latorraca (Agrihub Cuiabá, MT), Nivaldo Benvenho (SRP GO), e Eduardo Menezes Barbosa( Agrostart).
Fundos de investimento - Em seguida, haverá o painel “Visão dos fundos de investimento para o cenário do agronegócio”, moderado por Lucas Ferreira Lima (Sebrae) e participação de Marcel Malczewski (M3 Investimentos), Maíra Rabelo (LM Ventures) e Guy Tsumanuma (Smart Value Investiment).
Programação do dia 21 - O Agrobit Brasil 2018 já estará com as portas abertas a partir das 8 horas desta quarta-feira, com a exposição das startups na Smart Farm e, novamente, o curso Senai Cozinha Experimental e o curso de Drones. Também com início às 8 horas e término às 18 horas, será realizado o Fórum Brafragri – Encontro Brasil França, na Arena Agroinovação.
AgroFuturo - Na Arena AgroFuturo, acontecem, a partir das 8h30, palestra sobre “ Central de Monitoramento Remoto e Conectividade”, com Helton Silva, da John Deere; seguida de palestra sobre “Controle Localizado de Ervas Daninhas – Benefícios e Desafios da Técnica”, com Mateus Tonini Eitelwin, da Smart Agri; “Soluções para Digital Farmin , com André Salvador, da Basf/Xarvio; e sobre o “Uso de imagens e sensores em sistemas de produção”, com Marcos Rafael Nanni, da Universidade Estadual de Maringá. Ainda na Arena AgroFuturo, das 11h às 12 h, será realizado o painel “Rastreabilidade no campo e na pecuária”, sob moderação da Genesis Group e participação de Roberto Miyano Neto (Ceptis) e Guilherme Costa (Bart Digital).
Ocepar - Na Casa do Criador, a partir das 8h30 até 18 horas, a Ocepar conduz o Fórum de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Reta final - Após o almoço, o Agrobit Brasil entrará na reta final, mas com muita coisa ainda na programação. A partir das 13h30 até 14 horas, haverá a palestra “Inovação, ciência e agricultura”, ministrada por Cleber Oliveira Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa; seguida de painel sobre Conectividade no Campo, mediado por Tsen Chung Kang (Fatec Pompeia, SP) e participação de Fabrício Lira Figueiredo (CPqD Telecomunicações) e Guilherme Correa (Ministério da Ciência e Tecnologia).
Mais - Na Arena AgroConexão, estará ocorrendo os pitches do Sebrae Like a Farmer. E na Arena AgroFuturo, das 15h50 às 16h20 haverá a palestra “Inovações da consolidação dos Sistemas de Produção Agropecuários”, com Leonardo Menegatti (InCERES). Logo em seguida, a palestra será sobre “Propriedade e segurança dos dados, com Ana Paula Bialer (Bailer Falsetti Associados). Ainda na Arena AgroConexão, com início previsto para 16:50, será realizada a palestra Imagem e Perspectivas de mercado internacional do Agronegócio Brasileiro, por Eduardo Augusto Gradiz Filho (Cofco International); e a última palestra do dia, antes da solenidade de encerramento, será com o tema “Futuro: o que esperar? Watson Inteligência artificial no Agro, ministrada por Sérgio Gamma, da IBM.
Programação completa - Toda a programação do evento, realizado pela Sociedade Rural do Paraná, F&B Eventos, Sebrae Paraná e Londrina Convention Bureau pode ser conferida no site . (Assessoria de Imprensa do evento)
Fonte: Sistema Ocepar
Volte para a Listagem