A Embrapa disponibilizou na internet, gratuitamente, uma plataforma com nove mil perfis de solos brasileiros. Os dados, fruto de 40 anos de pesquisa, podem ser usados na tomada de decisões, zoneamento agrícola, estimativa da produtividade de culturas, planejamento do uso sustentável e conservação.
“É o maior banco de solos do Brasil, que permite conhecer melhor os solos brasileiros e sua distribuição no território. É possível até prospectar o estoque de carbono presente no solo. [O sistema] nos equipara a países como Austrália e Estados Unidos, que possuem bancos semelhantes. Ele é importante também para manutenção da função do solo agrícola e não-agrícola na elaboração de políticas públicas", explica a chefe-geral da Embrapa Solos, Lourdes Mendonça.
A base de dados do sistema contempla perfis, análises de fertilidade e mapas, que servem de base para estudos agronômicos relativos à fertilidade, aptidão agrícola, zoneamentos climáticos e agroecológicos, entre outros. Cada perfil é formado por camadas ou horizontes, segmentados por suas características morfológicas, mineralógicas, micromorfológicas, físicas e químicas.
O Sistema de Solos Brasileiros está disponível em: http://www.sisolos.cnptia.embrapa.br/