O mês de Outubro entra em sua reta final, e o tema que dominou a atenção do agronegócio global foi a crise de fornecimento de insumos, de acordo com o professor Doutor Marcos Fava Neves. No âmbito nacional, o especialista em planejamento estratégico do agronegócio aponta a ameaça da inflação como um fator de preocupação.
Virando a página, confira abaixo os “cinco fatos do agro” que, na visão do chamado Doutor Agro, merecem ser acompanhados no mês de Novembro:
1. Outubro vem sendo bem melhor em termos de clima. Acompanhar diariamente torcendo pela velocidade de plantio da primeira safra, visando principalmente ajudar a segunda para que esta saia mais do período de seca.
2. Os impactos das restrições de exportação de carne bovina, que derrubaram a arroba, torcendo para a rápida abertura da China, que vem dando trabalho;
3. A grave situação mundial de crise energética (escassez de carvão, preços do petróleo, do gás natural e outros). Acompanhar dia a dia o que acontece na China, Índia e em outros produtores de químicos e fertilizantes para entendermos o que serão os próximos meses.
4. A atuação do Governo em relação ao câmbio;
5. A finalização da safra americana em outubro/novembro. Acompanhar os números finais do USDA a serem divulgados e as expectativas de plantios e produtividades da safra do hemisfério sul, principalmente o Brasil. O quanto que uma possível escassez de produtos pode afetar a produtividade desta é a pergunta do mês, uma vez que área estimada deve ser quase toda plantada.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem