07
jan
2014
25% dos casos de ferrugem asiática no Brasil se encontram em Rio Verde - GO
 A maioria dos casos de ferrugem asiática registrada em lavouras de soja da safra 13/14 se encontra na cidade de Rio Verde, no Estado de Goiás. Conforme dados do Consórcio Antiferrugem, das 81 ocorrências confirmas no Brasil, 20 delas foram confirmadas na quarta maior cidade de Goiás. O Estado também lidera o ranking com 41 registros, seguido por São Paulo com 16 ocorrências de ferrugem na soja.
 
De acordo com Consórcio Antiferrugem, os demais casos foram registrados em lavouras de Mato Grosso (13), Paraná (7), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).

O pesquisador da Embrapa Soja – Fitopatologia, Rafael Moreira Soares, ressalta que o fungo pode aparecer mesmo com aplicação de fungicidas como em Mato Grosso, por exemplo. No entanto, como o Rio Grande do Sul deve ser um dos últimos estados a realizar a colheita da soja, outras ocorrências podem aparecer em lavouras gaúchas.

“Quanto mais tempo exposto, maior a probabilidade do fungo aparecer. No Rio Grande do Sul, vai depender das condições climáticas, se chover muito o problema pode aumentar. Agora, se o clima for seco o impacto pode ser menor”, adverte.

Na safra passada, o Consórcio Antiferrugem somou 490 casos de ferrugem asiática no país.
 
Fonte: Agrolink


Volte para a Listagem
whatsapp