03
jun
2011
PR: Falta de chuva prejudica aveia, milho safrinha e trigo

 

Os pastos amarelados são consequência da estiagem registrada em Cascavel.
Sem chuva, a aveia e a cevada não se desenvolvem, o que deve comprometer a alimentação do gado nos meses de julho e agosto. O desenvolvimento do trigo e o milho safrinha também podem ser comprometidos, caso não chova nos próximos dias.

De acordo com relatório divulgado esta semana pela Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), no Núcleo de Cascavel 15% do milho safrinha está em fase de colheita; o restante está em época de floração e frutificação, justamente no estágio que necessita de umidade. O trigo também depende da chuva para ter boa produtividade. Noventa e sete por cento da área já foi plantada, os outros 3% restantes devem ser plantados até o dia 20 de junho, quando termina o zoneamento agrícola.

“O trigo está em fase de germinação e precisa de umidade. No entanto, o que mais nos preocupa no momento é o milho safrinha, que está em fase de floração e frutificação e também a pastagem, que dependem muito da chuva. Quem plantou aveia, por exemplo, sem chuva ela não rebrota, não renova o pasto”, comenta o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) de Cascavel, José Pertille.

Em São Salvador, o produtor Domingos Manoel dos Santos, conta que deu sorte ao escolher o final do mês de abril para plantar a aveia. Agora, ela está em fase de crescimento e depende de um pouco de chuva para se desenvolver mais. “Quem deixou para plantar depois, possivelmente não conseguiu por falta de chuva. Eu plantei quando choveu, há mais ou menos um mês, por isso a aveia não está tão feia. Mas a gente espera que chova em breve. Tenho 23 vacas de leite e a aveia é o alimento delas”, comenta.

Na região do Reassentamento São Francisco, o produtor rural Elton Fchreider não deu a mesma sorte. Ele plantou apenas dois alqueires de aveia e precisa de chuva para plantar mais seis alqueires, que garantiriam o alimento das vacas nos próximos meses. “Como não consegui plantar, isso vai me prejudicar no mês de julho, pois não terei aveia para dar para o gado e terei que comprar ração, o que vai aumentar o custo da produção. Só posso plantar quando a terra estiver úmida. Vários agricultores estão na mesma situação que a minha”, destaca.

No mês de maio choveu apenas 13 milímetros em Cascavel, enquanto o esperado era 190 milímetros. No mês de junho a média de chuva no Município é de 130 milímetros. Para os próximos cinco dias a previsão é de que o clima continue como está, sem chuvas.

Fonte: Jornal Hoje

Volte para a Listagem
whatsapp